Universos Fílmicos Dinâmicos: estratégias narrativas para novas mídias e televisão digital interativa

Autores

  • Daniel Monteiro Do Nascimento UFPE
  • Eduardo Gomes Da Silva UFPE

Palavras-chave:

audiovisual, hipermídia, mídias digitais, narratividade, TV digital interativa.

Resumo

O presente trabalho tece um breve panorama da construção da narratividade em produtos audiovisuais desde o surgimento e popularização das tecnologias digitais de captação de som e imagem até a consolidação da hipermí-dia. As principais tendências encontradas foram: a) os transcinemas; b) as narrativas complexas; c) as narrativas transmidiáticas; d) os games e; e) os ciberfilmes. Por fim, destacamos que a falta de regulamentação e de inte-resse mercadológico das empresas de comunicação em relação à implantação da TV digital interativa no Brasil impossibilita o desenvolvimento de produtos audiovisuais interativos para a TV e, consequentemente, de novas experiências estéticas para o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAIRON, Sérgio. El Red y el Juego.. Casi Nada, Espanha, v. 23, n. 2, p. 11-45, 1998. Disponível em: http://solotxt.brinkster.net/csn/25rede.htm. Acesso em: jan, 2011

DUBIELA, Rafael Pereira & BATTAIOLA, André Luiz; A Importância das Narrativas em Jogos de Computador. Texto apresentado no VI Symposium on Computer and Digital Entertainment. (SBGames). Unisinos: São Leopoldo, 2007. Disponível em: <http://www.inf.unisinos.br/~sbgames/anais/arteedesign/fullpapers/34834.pdf> Acesso em: dez 2010

FALCÃO, Leo. Explorando mundos especiais: Estruturas narrativas aplicadas à

concepção e avaliação de games. Dissertação (Mestrado em Design) Curso de PósGraduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, 2008.

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas. SP: SENAC, 2ª Ed., 2008.

JENKIS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

JUUL, Jesper. The Game, the Player, the World: Looking for a Heart of Gameness. In: Level Up: Digital Games Research Conference Proceedings, edited by Marinka Copier and Joost Raessens, 30-45. Utrecht: Utrecht University, 2003. Disponível em: http://www.jesperjuul.net/text/gameplayerworld/. Acesso em: dezembro, 2010.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. 5ªed. Campinas: Papirus, 2008. 236

MACIEL, Kátia. Transcinemas. In: MACIEL, Kátia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.

MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: Cambrige, 2000. Disponível em: <http://andreknoerig.de/portfolio/03/bin/resources/manovich-langofnewmedia.pdf> Acesso em: dez, 2010.

MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Televisão digital, mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, Sebastião & FECHINE, Yvana (orgs.). Televisão Digital: Desafios para a comunicação. Porto Alegre: Meridional, 2009.

MUNIZ, Diógenes. A overdose dos games: Saindo da vida para entrar no jogo. Folha On-Line, São Paulo, 27 março. 2011. Disponível em: . Acesso em: março, 2011.

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural - UNESP, 2003.

RANHEL, João. TV Digital Interativa e Hipermídia: Jogos e Narrativas Interativas naTVi. Dissertação PUC-SP, 2005. Disponível em: <http://csgames.incubadora.fapesp.br/

portal/Members/jranhel/TV%20Digital,%20jogos%20e%20narrativas%20interativas%20

na%20TVi%20-%20Joao%20Ranhel.pdf> Acesso: jan, 2010.

RYAN, Marie-Laure. Beyond Myth and Metaphor. volume 1, issue 1 July 2001.

Disponível em: http://www.gamestudies.org/0101/ryan/ Acesso em: dezembro, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

SCOLARI, Carlos Alberto. Ecología de la hipertelevisión. Complejidad narrativa,

simulación y transmedialidad em la televisión contemporânea. In: SQUIRRA,

Sebastião & FECHINE, Yvana (orgs.). Televisão Digital: Desafios para a comunicação. Porto Alegre: Meridional, 2009.

SHAW, Jeffrey. O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme. In:

LEÃO, Lúcia (org). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005.

SIMONS, Jan. Complex Narratives. In: New Review of Film and Television Studies. London: Routledge, volume 6, issue 2, 2008, pp. 111-126.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2.ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

DO NASCIMENTO, D. M.; DA SILVA, E. G. Universos Fílmicos Dinâmicos: estratégias narrativas para novas mídias e televisão digital interativa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 215–237, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/90. Acesso em: 29 mar. 2024.