Mídia e ação social na página Facebook do movimento “passe livre” em Florianópolis

Autores

  • Adriana Landim Quinaud UFSC
  • Aline Antoneli de Oliveira UFSC
  • Maria José Baldessar UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC

Palavras-chave:

Movimento Político, Rede Social, Tecnologia Digital

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisas na área de Mídia e Conhecimento. Trata da rede social online sustentada pela plataforma digital Facebook e influenciada pela página do movimento “Passe Livre” em Florianópolis, considerando-se as manifestações populares de rua ocorridas em junho de 2013. Assim, foram pesquisadas as postagens da referida página e também as reações dos internautas, de acordo com o número e o conteúdo dos comentários e o número de “curtidas” e compartilhamentos. O estudo permitiu considerar e descrever evidências de que o processo de disseminação de informações e mobilização das redes sociais é descentralizado, indicando que websites e páginas oficiais atuam como referências, mas em interlocução direta com uma minoria de disseminadores, diante da ampla abrangência do processo de comunicação interativa e do campo de disseminação e influência política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Landim Quinaud, UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento e membro do Grupo de Pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência CNPQ/UFSC.

Aline Antoneli de Oliveira, UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) na linha de pesquisa Mídia e conhecimento e membro do Grupo de Pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência CNPQ/UFSC.

Maria José Baldessar, UFSC

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e professora no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design (UFSC).

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC

Pós-doutorado em Design (IADE-U/Lisboa, 2015), Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Educação (UFMS) e professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e no programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC).

Referências

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2013.

CATARINENSES estão insatisfeitos com a situação no Brasil e querem mudança. In: Notícias do Dia, 31 jul. 2013. Disponível em: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/91118-catarinenses-avaliam-desempenhos-dos-governantes-e-dizem-que-podem-voltar-as ruas.html. Acesso em: 16 mai. 2016.

EBC, Empresa Brasil de Comunicação. Conheça as origens do Movimento Passe Livre, Brasília, DF, 18 jul. 2013. Disponível em: http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/06/conheca-as-origens-do-movimento-passe-livre. Acesso em: 16 de mai. 2016.

GUEDES, W.; ARAÚJO JUNIOR, R. H. O Fluxo de Informações na Auditoria Pública e a Teoria da Matemática da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.40, p. 33-50, mai./ago., 2014.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

MACHADO, J. A. S. Ativismo em rede e Conexões Identitárias – Novas perspectivas para Movimentos Sociais. Sociologias (UFRGS), v. 18, P.248-284, 2007.

MORAES, G.; CAPPELLOZA, A.; MEIRELLES, F. #VEMPRARUA – A Tecnologia da Informação e as Manifestações Sociais: um Estudo da Utilização das Redes Sociais para Participação nos Protestos. XXXVIII Encontro da ENPAD, 13 a 17 de set. Rio de Janeiro/RJ. 2014

NETTO. J. Por uma teoria da informação estética. Editora Monitor. 1° Edição, São Paulo/SP, 1973.

PASSEATA pela redução das tarifas. In: Portal de Notícias Daqui, 23 jun. 2013. Disponível em: http://daquinarede.com.br/2013/06/passeata-pela-reducao-das-tarifas/. Acesso em: 16 de mai. 2016.

PERASSI, R. Roteiro didático da Arte na produção do Conhecimento. Campo Grande, MS: EDUFMS, 2005.

____________. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. Florianópolis: CCE/UFSC, 2015.

PERASSI, R.; MENEGHEL R. Conhecimento, Mídia e Semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: Mídias do conhecimento, Editora Pandion, p.47-73, Florianópolis/SC, 2011.

PEREIRA, M. Cesar Junior recebe Movimento Passe Livre e pede para que pontes não sejam fechadas hoje. In: Diário Catarinense, Florianópolis, 25 jun. 2013. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2013/06/25/cesar-junior-recebe-movimento-passe-livre-e-pede-para-que-pontes-nao-sejam-fechadas-hoje/? Acesso em: 16 mai. 2016.

SHANNON, C. A Mathematical Theory of Communication. In: The Bell System Technical Journal. Vol. 27, p. 379-423, July, October, 1948. Disponível em: http://www.essrl.wustl.edu/~jao/itrg/shannon.pdf. Acesso em: 23 mai. 2016.

SHIRKY, C. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011

VALENTIM, M. L. P. (org.) Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005.

WEAVER, Warren. Recent contributions to the mathematical theory of communication. ETC: A Review of General Semantics, p. 261-281, 1953.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

LANDIM QUINAUD, A.; ANTONELI DE OLIVEIRA, A.; JOSÉ BALDESSAR, M.; PERASSI LUIZ DE SOUSA, R. Mídia e ação social na página Facebook do movimento “passe livre” em Florianópolis. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 6–26, 2016. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/249. Acesso em: 26 abr. 2024.