[CHAMADA PRORROGADA] REVISTA GEMINIS V. 13 N. 2 (MAI./AGO. 2022) DOSSIÊ: LINK2022 Coletânea: A pesquisa practice-led em Comunicação e Design

2022-02-08

A Revista GEMInIS está com chamada aberta até o dia 16/05/22 26/04/22 para artigos destinados ao dossiê temático “LINK2022 Coletânea: A pesquisa practice-led em Comunicação e Design”. Esta edição especial é resultado de uma parceria internacional entre a Revista GEMInIS, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil e o LINK Practice-led Research Group, da Auckland University of Technology – AUT, na Aotearoa Nova Zelândia. Esta edição tendo como coeditores temáticos: Dr Marcos Mortensen Steagall (AUT); Professor João Massarolo (UFSCar); Professor Sergio Nesteriuk Gallo (Universidade Anhembi Morumbi), Dr Tatiana Tavares (AUT) e Fiona Grieve (AUT).

 

Esta edição especial tem por objetivo expandir parte das temáticas que fizeram parte da terceira edição do LINK 2021 Conference in Practice-led Research, com especial foco em três eixos temáticos:

 

  • Pesquisa practice-led em Doutorado;
  • Ensino e educação em Design;
  • Plataformas e tecnologias de Comunicação

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na relação entre a pesquisa e a prática artística e de design. Desde a validação da pesquisa orientada para a prática nas universidades nos anos 1990, um número crescente de estudantes pôde apresentar um trabalho criativo junto com uma tese ou dissertação. É crescente a consolidação dos programas de mestrado e doutorado que incorporam a prática na pesquisa e forjam novas dimensões institucionais, nas quais a experimentação, o pensamento crítico e a prática ocorrem simultaneamente. A prática é crucial para a inovação e também para as mudanças e transformações que as instituições acadêmicas e os currículos estão enfrentando globalmente.

O objetivo desta edição temática é ampliar a consciência sobre as abordagens orientadas para a prática em Comunicação e Design e estimular pesquisadores, profissionais e educadores a compartilharem suas metodologias e experiências. Busca-se, portanto, demonstrar o potencial da pesquisa quando a prática é um componente integrado do estudo e se constitui como uma forma de investigação, a partir de uma ampla variedade de procedimentos e estruturas metodológicas.

Os trabalhos devem ser enviados no template da revista específico para esta edição, em função de ser um número internacional com submissões restritas ao idioma Inglês Britânico, e devem ser submetidos pelo website da revista - http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/about/submissions

O texto tem que estar obrigatoriamente no idioma inglês com estilo britânico, em formato DOC ou DOCX, e conter entre 3.000 palavras e 4.000 palavras incluindo referências, formatados com estilo APA (American Psychological Association -7th edition).

           

           

É dada a preferência à publicação de trabalhos em que, pelo menos, um dos autores tenha apresentado no LINK 2021 Conference in Practice-led Research, com o objetivo de aprofundar discussões sobre a prática como metodologia de pesquisa e emergir outras novas. Além de aceitar trabalhos relacionados à temática da chamada, o periódico também recebe artigos acadêmicos em fluxo contínuo que abordam outros assuntos ligados à área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevistas e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil e no exterior.

 

Sobre a Revista GEMInIS

 

Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, completava seu terceiro ano de criação. A revista é online, gratuita e com periodicidade quadrimensal. Ela tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática e da produção audiovisual nas multiplaformas transmidiáticas. A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, e possui a classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Comunicação e Informação.

 

Mais informações: www.revistageminis.ufscar.br.

 

Sobre o LINK Practice-led Research Group

Formado em 2016, o LINK é um grupo de pesquisadores e educadores interessados em metodologias relacionadas à pesquisa practice-led (orientadas pela prática), que desenvolve uma série de ações para divulgar esse conhecimento junto à comunidade acadêmica. LINK tem sua base no departamento de Design Communication, na Auckland University of Technology, em Auckland, Nova Zelândia. Entre estas ações destacam-se a organização de eventos e exposições internacionais, a orientação e supervisão de alunos de mestrado e doutorado, o desenvolvimento de matrizes curriculares e novos programas em Design, a publicação de artigos acadêmicos e a criação de redes internacionais de pesquisadores.

Mais informações:  https://pt.linksymposium.com/