O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço entre linhas 1,5; usa um fonte Times New Roman tamanho 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pare.

Diretrizes para Autores

Normas para Encaminhamento

Recebemos originais em português, espanhol e inglês.

Resenhas de livros, comunicações de pesquisa, ensaios e outros textos, deverão ter, no mínimo, 02 páginas, ou seja, umas 900 palavras, e no máximo, 05 páginas, 2.300 palavras, aproximadamente.

Os artigos científicos deverão conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. Deve ser dos seguintes tipos: a) Original: apresenta temas originais como relatos de caso ou comunicação; b) Revisão ou estado da arte: discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas.

A identificação de autoria do trabalho deve removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pare.

O material deve ser entregue digitado com o processador de texto Word, fonte Times New Roman, Tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 04 cm da margem esquerda e não devem apresentar recuo na margem direita e nem aspas e devem ter um espaçamento duplo, do corpo do texto. A fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 09) e o espaçamento entre as linhas devem ser simples; Citações com até 3 linhas podem aparecer no corpo do texto e devem apresentar aspas; As palavras estrangeiras devem ser escritas em itálico; Os títulos devem ser apresentados em negrito. Ainda, seguem orientações adicionais que devem ser respeitadas:

Título e subtítulo: na pagina de abertura, no alto, escritos na língua do texto e em inglês ou espanhol. O título precisa ser centralizado em letras maiúsculas e em negrito.

Resumo (na língua do texto): deve apresentar objetivos, metodologia e resultados alcançados, até 100 palavras.

Palavras-chave (na língua do texto): obrigatório, apresentado abaixo do resumo.

Abstract /Resumen (inglês / espanhol): obrigatório, após as palavras-chaves, deve apresentar objetivos, metodologia e resultados alcançados, até 100 palavras.

Keywors / Palabras clave (inglês / espanhol): obrigatório, deve figurar abaixo do abstrac ou resumen.

Introdução: deve expor a finalidade e objetivos do trabalho. Desenvolvimento: deve apresentar a fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussões. Deve se dividir em seções e subseções. Títulos de cada seção apresentados em negrito.

Conclusões: devem responder às questões da pesquisa, aos objetivos, hipóteses e podendo trazer sugestões para trabalhos futuros.

Notas explicativas: numeração em algarismos arábicos, sobrescritos no fim da palavra ou expressão dentro do texto, em ordem seqüencial, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página.

Referências: constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto, conforme normas da ABNT vingentes.

Glossário: opcional, em ordem alfabética;

Apêndices: opcional, constitui documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.

Ilustrações (quadros, figuras, fotos etc.): A identificação aparece na parte superior, centralizada, seguida de seu número de ordem de ocorrência do texto, do respectivo título, a ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. As tabelas devem ser numeradas sequencialmento, inscritos na parte superior da tabela, centralizado na página, precedida da palavra Tabela. A Fonte será colocada abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

Indicativo de seção: O Indicativo Numérico da seção precede o título alinhado à esquerda, com ponto. Os títulos e subtítulos de cada seção devem estar numerados – apenas a primeira letra do subtítulo deve ser maiúscula.

Fonte: Deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referências. Usar tamanho menor para as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas.

Referências bibliográficas: digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir as normas da ABNT vingentes.

Todos os textos devem informar caso já tenha sido publicado anteriormente. Os artigos devem enquadrar-se às Normas da ABNT contendo: Título, Resumo (português, inglês), Palavras-chave (português, inglês), Introdução, Corpo do Artigo, Conclusão/Considerações finais, Referências. O resultado será informado por e-mail, havendo as opções: aceito e não aceito.

Modelo de referências:

Texto da primeira referência.

[Exemplo de livro]
RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 2006.

[Exemplo de Monografia]
MEDEIROS, João Bosco. Alucinação e magia na arte: o ultimatum futurista de Almada Negreiros. 1991. 100 f. Monografia (Departamento de Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1991.

[Exemplo de Parte de uma obra com autor específico]
MARCONI, Marina de Andrade. Cultura e sociedade. In: LAKATOS, Eva Maria. Sociologia. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

[Exemplo de Artigo de uma revista com autor definido]
ALCÂNTARA, Eurípedes. A redoma do atraso. Veja, São Paulo, v. 24, n. 25, p. 42-43, jun. 1991.

[Exemplo de Artigo de um jornal com autor definido]
RIBEIRO, Efrém. Garimpeiros voltam a invadir área ianomani. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 1-10, 18 jun. 1991.

[Exemplo de Dissertação/Tese]
RAUEN, Fábio José. Influência do sublinhado na produção de resumos informativos. 1996. 200f. Tese (Doutorado em Letras/Lingüística) – Curso de Pós-graduação em Letras/Lingüística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

[Exemplo de Informação de Internet (www)]
KARDEC, Alan. O evangelho segundo o espiritismo. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 1998.

 

Política de Privacidade

 Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.