TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES CEARENSES NO PERÍODO DE 2009 A 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p7-32

Palavras-chave:

Tradução Audiovisual, legendagem para surdos e ensurdecidos, janela de Libras

Resumo

Este trabalho é uma revisão integrativa que analisou teses e dissertações que trataram da legendagem para surdos e da janela de Libras, no Ceará, no período de 2009 a 2019. Os procedimentos desta pesquisa se embasam na revisão integrativa de literatura enquanto abordagem metodológica. A análise quantitativa evidenciou a necessidade de mais pesquisas serem realizadas na área, pois apenas sete trabalhos foram encontrados na área de LSE (e nenhum na área de Janela de Libras). Ademais, a análise qualitativa sugere que os parâmetros de legendagem que asseguram a boa compreensão da mensagem pelo surdo precisam ser mais bem observados.

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Biografia do Autor

Sarah Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa em Estudos da Tradução (POET) Especialista em Libras: Tradução, interpretação e ensino pelo Centro Universitário 7 de Setembro - 2017, Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza - 2013, Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR – 2009. Atua como Tradutora e Intérprete de Libras em contexto educacional na Universidade de Fortaleza e no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Lead Dell.

Aline Nunes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestrado em Linguística Aplicada por essa mesma universidade (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É professora de Linguística e Linguística Aplicada no Curso de Graduação em Letras/Libras (Departamento de Libras) da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010. Atualmente é vice líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Linguísticos da Libras" (CNPQ). Também faz parte do Projeto de Pesquisa "Documentação da Libras" e do Grupo de Pesquisa "Corpus de Libras" (CNPQ), atuando especificamente no subprojeto "Ensino de Libras como L2". Coordena o Projeto de Extensão "Ensino de Inglês Escrito para Surdos”. Atua como intérprete e tradutora de Libras-Português e também na formação de tradutores e intérpretes desse par linguístico. Tem experiência como professora de português e inglês para surdos, além de trabalhar com formação de professores de surdos (português e inglês). Atua principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, Libras, tradução e interpretação Libras-português-Libras, ensino de língua portuguesa e língua inglesa para surdos e desenvolvimento da escrita em L2/LE.

Patrícia Araújo Vieira, Universidade Federal do Ceará

É professora adjunta do curso Letras Libras da Universidade Federal do Ceará - UFC, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET/UFC) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL- UFC). Membro pesquisadora do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) e do Laboratório de Ciência Cognitivas e Psico-linguística (LCCP). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). Possui graduação em Letras (habilitação em Português) pela UFC (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela UECE (2009) e especialização no Ensino da Língua Portuguesa pela UECE (2004). Tem desenvolvido pesquisas na área de Linguística, com ênfase nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura e escrita em português como segunda língua para os surdos, Tradução Audiovisual Acessível (TAVa) a surdos e estudos em movimentação ocular.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

DE OLIVEIRA, S. M.; NUNES DE SOUZA, A.; ARAÚJO VIEIRA, P. TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES CEARENSES NO PERÍODO DE 2009 A 2019. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 7–32, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p7-32. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/685. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Acessibilidade Audiovisual: práticas de tradução e linguagem