A ficção seriada diante da Convergência Tecnológica e midiática

Autores

  • Edvaldo Olécio de Souza UNESP

Palavras-chave:

Conteúdos ficcionais, Teledramaturgia, Convergência, Comunicação, Tecnologia

Resumo

O presente artigo discutirá a dinâmica da produção e geração de conteúdos narrativos ficcionais diante das convergências das tecnologias digitais e da transição da TV analógica para a Televisão Digital. O grande desafio, portanto, será abordar conteúdos narrativos que atendam a essa nova plataforma de comunicação aliando, de forma eficiente, os recursos multimídias com interatividade, distribuição e qualidade, de forma que contribua para os estudos de novas linguagens narrativas. Neste sentido, sugere uma proposta de narrativas que acompanhe a evolução das novas plataformas tecnológicas elaborando linguagem e conteúdos estéticos híbridos que suplementem a participação do espectador e expressem a diversidade cultural do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Olécio de Souza, UNESP

Formado em comunicação Social - Rádio e TV na UNESP e atualmente é discente regular do programa de pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – sob orientação da professora Doutora Maria Cristina Gobbi.

Referências

BALOGH, Anna Maria. O discurso Ficcional na TV. São Paulo, EDUSP, 1993.

BRITTOS, V.C. Televisão, concentração e concorrência no capitalismo contemporâneo. In: V.C. BRITTOS. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1998.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. Tradução Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. Editora UNESP, ITAÚ Cultural, 2003.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo, Edições Loyola, 2003.

WEINBERGER, Davis. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

Downloads

Como Citar

OLÉCIO DE SOUZA, E. A ficção seriada diante da Convergência Tecnológica e midiática. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–42, 2010. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/6. Acesso em: 27 abr. 2024.