Imagens, Tempo, Escrita: invenções ressoam por twittes

Autores

  • Elenise Cristina Pires de Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Bahia. Participante do grupo de pesquisa Multitão.
  • Érica Speglich Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esse texto é uma proposta de experimentação proporcionada pelo minicurso “Imagens, tempo, escrita (talvez cartas)” desenvolvido no 18º Congresso de Leitura do Brasil, em 2012, para um público de professores da educação básica. Muitas vontades atrave(r)ssadas na criação deste minicurso: o que podem os artefatos culturais (twittes, imagens, 140 caracteres, clipes, conhecimentos, vídeos, músicas, computadores e teclados, internet), seus limites e potencialidades na comunicação/mídias em educação quando tais artefatos não mais explicam o mundo? Que potência seria essa? Como tornar efetiva essa expressão na invenção dos conhecimentos, pensamentos, políticas, memórias através deste movimento?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Bahia. Participante do grupo de pesquisa Multitão.

Professora doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Bahia. Participante do grupo de pesquisa Multitão.

Érica Speglich, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Participante do grupo de pesquisa Multitão.

Referências

ANDRADE, Elenise Pires de & SPEGLICH, Érica. Imagens a fabular ambientes: desejos, perambulações, fugas, convites. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 6, n. 1, pp. 123-137, 2011

ANDRADE, Elenise Pires de & SPEGLICH, Érica. 140. Leitura: Teoria & Prática, Ano 30, número 58, junho de 2012.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

FISHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, Imagem, Experiência. Texto apresentado no II Seminário Internacional “As redes do conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania”, 2003.

LAZZARATO, Maurizio. Machines to Crystallize Time: Bergson. Teory, Culture & Society, Vol. 24(6): 93-122, 2007 (disponível em http://tcs.sagepub.com/content/24/6/93.extract - acesso em 11 de novembro de 2013).

PINAR, Willian; LOPES, Alice Casimiro; AMORIM, Antonio Carlos; MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa & ALVES, Nilda. Revista Teias v. 11, n. 22 , p. 187-208, maio/agosto 2010.

VICTORIO FILHO, Aldo. Corpo escola: currículo vibrátil e pedagogia da carne. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 143-152, Set/Dez 2012.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

PIRES DE ANDRADE, E. C.; SPEGLICH, Érica. Imagens, Tempo, Escrita: invenções ressoam por twittes. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 190–201, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/168. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Espaço Convergente