JORNALISMO EM TEMPOS DE COVID-19

O FACT-CHECKING NO BRASIL E EM PORTUGAL DURANTE OS 90 PRIMEIROS DIAS DA PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Fake News, Internet, Coronavírus, Jornalismo, Análise de Conteúdo

Resumo

Neste artigo avançamos de uma pesquisa inicial sobre o fact-checking nos dois portais de notícias mais acessados de Brasil e Portugal, que dispõem de páginas específicas para verificação de conteúdo, nominadas, respectivamente, Fato ou Fake e Polígrafo. O estudo compreende os primeiros noventa dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar estado de pandemia de coronavírus. Através da Análise de Conteúdo de modo quali-quantitativo foi possível perceber as particularidades no trabalho realizado por veículos semelhantes, situados em dois países de língua portuguesa, mas com situações distintas quanto ao enfrentamento da COVID-19 – especialmente quanto à influência político-ideológica.

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Biografia do Autor

Caroline Patatt, Universidade da Beira Interior

Nasceu em 1988, na cidade de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul, Brasil. É bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ - Brasil), pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Brasil) e aluna do Mestrado em Jornalismo da Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal). Tendo uma carreira bastante focada em televisão, dentre outras atividades, foi repórter e apresentadora nos canais RBS TV (afiliada da Rede Globo), TV Record e Fox Sports, assim como Coordenadora de Jornalismo na TVE. Suas pesquisas tem ênfase em questões como as Fake News, a Comunicação no Esporte e também a informação no ambiente digital. Atualmente trabalha com produção de conteúdo para empresas dos mais variados segmentos, tanto brasileiras quanto portuguesas, e ministra cursos de Jornalismo Esportivo para estudantes brasileiros.

Fernando Jesus Da Rocha, Universidade da Beira Interior

Nascido em 1983, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, é bacharel em Administração pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca - Brasil), Pós-Graduado em Comunicação e Marketing pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - Brasil), Mestre em Comunicação Estratégica pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e Doutorando em Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). É um dos idealizadores da primeira revista com abordagem exclusivamente desportiva na região metropolitana de Porto Alegre (Bola em Jogo), tendo também significantes trabalhos nas áreas de assessoria política e desportiva. Possui publicações científicas acerca de estratégia e vantagem competitiva, participações em congressos, abordando marketing digital e implicações sociais, rádio expandido e alcance de Podcasts, e foco especial em produções acerca de Storytelling, Convergência de Mídias e Transmídia.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

PATATT, C.; DA ROCHA, F. J. JORNALISMO EM TEMPOS DE COVID-19: O FACT-CHECKING NO BRASIL E EM PORTUGAL DURANTE OS 90 PRIMEIROS DIAS DA PANDEMIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 67–80, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde