“FALAR PODE MUDAR TUDO”

ANÁLISE DO FILME PUBLICITÁRIO VOZES DO SILÊNCIO NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Autores

Palavras-chave:

Comunicação e Saúde, Publicidade, Prevenção do Suicídio

Resumo

Este texto tem como objetivo desenvolver uma análise do filme publicitário Vozes do Silêncio, peça integrante da campanha publicitária Falar pode mudar tudo, da Libbs Farmacêutica e do Centro de Valorização da Vida, para prevenção do suicídio. Como método, optou-se pela análise de filmes (PENAFRIA, 2009). Já para compreender as dinâmicas de produção e as formas textuais desse produto cultural, optou-se pelo “circuito da cultura” (JONSHON, 2004). Após a análise, compreendemos que o filme desempenha a sua principal função enquanto propaganda, o de difundir informações relacionadas a tematização do suicídio. Atrela-se a esse apontamento a materialidade que é capaz de viabilizar e trazer para discussão alguns aspectos culturais silenciados pela sociedade que podem levar o sujeito a realizar esse tipo de violência autoinfligida.

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Biografia do Autor

Rômulo Oliveira Tondo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2016). Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar Unipampa/2014). Graduado em Comunicação Social com habilitação em ornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Integrante dos grupos de Pesquisa: Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS/CNPq) e Comportamento Suicida e ranstornos Mentais Graves (UFRGS/CNPq).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

TONDO, R. O. “FALAR PODE MUDAR TUDO”: ANÁLISE DO FILME PUBLICITÁRIO VOZES DO SILÊNCIO NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 29–44, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/549. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde