https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/feed Revista GEMInIS 2024-04-22T21:30:16+00:00 Revista GEMInIS revista.geminis@ufscar.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista GEMInIS</strong> é uma publicação online, de periodicidade quadrimensal, voltada para a divulgação de artigos, resenhas de obras e trabalhos sobre o contexto da convergência midiática e da produção audiovisual em múltiplas plataformas transmidiaticas, realizados por pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som - GEMINIS da UFSCAR. A revista é aberta aos interessados de outras instituições e pesquisadores que queiram submeter seus trabalhos ao Conselho Editorial.</p> https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/846 Editorial - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual - parte 1 2024-04-20T18:26:03+00:00 João Carlos Massarolo massarolo.joao@gmail.com André Fischer afischer@uol.com.br <p>À medida que a IA se torna cada vez mais integrada nas práticas de produção e narrativa, enfrentamos novos desafios e oportunidades que estão definindo o futuro da mídia. A ascensão da inteligência artificial no setor audiovisual não é apenas uma evolução técnica; é uma revolução nas próprias estruturas narrativas. As ferramentas de IA estão permitindo aos criadores explorar complexidades narrativas inéditas, onde a convergência de dados, algoritmos e criatividade humana podem resultar em formas de contar histórias profundamente personalizadas e imersivas. Mas quais seriam os limites da criatividade quando algoritmos podem aprender, adaptar e criar de maneiras como apenas os humanos faziam?</p> <p>As capacidades generativas da IA colocam em questão as próprias noções convencionais de autoria e criatividade, desafiando os limites tradicionais e suscitando debates sobre originalidade e ética na criação. A habilidade das máquinas em simular e criar conteúdos originais convida à reflexão sobre o futuro da autoria e o papel de criadores e criadoras no contexto digital contemporâneo.</p> <p>As inovações provocadas pela IA abrem novas possibilidades para a produção audiovisual, a personalização de conteúdo em tempo real e o desenvolvimento de experiências interativas onde o público pode influenciar ou mesmo co-criar narrativas. Além disso, sua utilização também traz implicações significativas no contexto de autenticidade e manipulação de emoções. O potencial para gerar conteúdos altamente envolventes e tecnicamente sofisticados coexiste com o risco de promover desinformação ou manipular percepções, uma preocupação amplificada pela emergência de “deepfakes” e outras tecnologias que podem produzir conteúdo falsificável indistinguível da realidade.</p> <p>Esta edição da Revista Geminis é dedicada à inteligência artificial e como ela está reformulando as fronteiras da criação e percepção no campo audiovisual, uma área marcada por rápidas transformações tecnológicas e mudanças culturais significativas. </p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista GEMInIS, João Carlos Massarolo, André Fischer https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/835 A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E OS DESCONCERTOS NO CONTEXTO ARTÍSTICO 2024-02-04T14:30:24+00:00 Lucia Santaella lbraga@pucsp.br Alexandre Braga braga_ale@yahoo.com <p>Desde o início do ano de 2023, a emergência da Inteligência Artificial Generativa (IAG) de textos e imagens vem provocando a adesão surpreendente de milhões de usuários, acompanhada de uma produção de textos noticiosos e acadêmicos relativos aos seus impactos socioculturais, políticos e estéticos. Este artigo se situa no campo das discussões estéticas sobre obras cujos autores fazem uso da IAG e que são apresentadas em concursos, recebendo prêmios e, com isso, provocando efeitos discursivos controversos. Baseado na pesquisa de informações referentes aos casos mais importantes ocorridos em várias partes do mundo, o objetivo deste trabalho é analisar o conjunto desses acontecimentos para extrair deles conclusões situadas no pano de fundo e na continuidade de dois séculos de produções estéticas tecnológicas, desde o surgimento da fotografia.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Lucia Santaella, Alexandre Braga https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/826 MACUNAÍMA, PAPAGAIO IA, RESOLVE CRIMES EM PRAGA 2023-11-21T13:21:34+00:00 Victor Schetinger lbschetinger@fhstp.ac.at Dafne Reis Pedroso da Silva dafnepedroso@unochapeco.edu.br Sara Di Bartolomeo sara.dibartolomeo@unikonstanz.de Edirlei Soares de Lima soaresdelima.e@buas.nl Christofer Meinecke cmeinecke@informatik.unileipzig.de Rudolf Rosa rosa@ufal.mff.cuni.cz <p>O artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de resultados do projeto Macunaíma, caso aplicado de IA utilizada para a criação de roteiros e de storyboards, que une narrativa, áudio e imagens geradas automaticamente. Tecnicamente, foram utilizados modelos de IA para geração de texto (<em>ChatGPT</em>) e imagem (<em>Stable Diffusion</em>), com uma interface web que permite a interação do usuário. As dimensões de Coesão Temporal da Narrativa, Coesão Cinematográfica da cena e Coesão Gráfica foram verificadas, assim como foi criado um protótipo de visualização de dados para identificar as narrativas geradas e direções de aprimoramentos da ferramenta. Apontamos o uso de visualização de dados como crucial na análise destes modelos complexos, em especial pela quantidade de informação envolvida.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Victor Schetinger, Dafne Reis Pedroso da Silva, Sara Di Bartolomeo, Edirlei Soares de Lima, Christofer Meinecke, Rudolf Rosa https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/824 IA E FOTOJORNALISMO 2024-02-25T23:59:21+00:00 Michele Pucarelli michelepucarelli@id.uff.br Denise Tavares denisetavares51@gmail.com <p>Este texto foca nos desafios que a imagem produzida por Inteligência Artificial traz para o universo do Fotojornalismo. Trata-se de uma relação que se entrelaça a este tempo histórico, marcado pela circulação de imagens falsas. Estas têm provocado intenso debate público e mobilizado reações institucionais, sob o argumento de contribuírem para a corrosão da democracia. Corrosão que atinge, por outro viés, a credibilidade do fotojornalismo, sustentada, historicamente, por seu vínculo com o referente, algo que a IA rompe. Essa e ouras tensões são abordadas no artigo, estruturado em diálogo com pesquisadores e profissionais da imagem fotográfica. &nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Michele Pucarelli, Denise Tavares https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/817 ROTEIROS COMO PROMPTS 2024-02-25T23:10:18+00:00 Taís de Barros tais.barros.rs@gmail.com Roberto Tietzmann rtietz@pucrs.br <p>Este texto questiona como Plataformas de Inteligência Artificial Generativa (IAGs) podem colaborar com a pré-visualização de cenas, parte do processo de criação de uma obra audiovisual. Para isto, selecionamos uma cena do roteiro do filme Titanic (1997) como fonte dos comandos para a geração de imagens. Utilizamos uma metodologia exploratória, revisamos a literatura compilando conceitos básicos sobre Inteligência Artificial Generativa, testamos as plataformas <em>Stable Diffusion, Bing Image Creator </em>e<em> Genmo.AI</em> e comparamos as imagens geradas com os segmentos do filme original e discutimos suas aproximações e diferenças. Como resultados, destacamos que as ferramentas forneceram resultados consistentes com os segmentos de roteiro, embora nem sempre alinhadas com o que o filme apresentou, o que indica um processo de tomada de decisões pelas IAGs, o que as coloca como ferramentas relevantes para a pré-visualização de um roteiro, embora não abstraiam a presença humana na criação das cenas.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Taís de Barros, Roberto Tietzmann https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/814 AUDIOVISUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2024-01-29T20:26:23+00:00 Ana Silvia Lopes Davi Médola ana.silvia@unesp.br Vinicius Laureto de Oliveira vinilaureto@gmail.com Henrique da Silva Pereira henrique.pereira@unesp.br <div> <p>As f<span lang="LA">erramentas digitais com recursos baseados em análises de dados e inteligência artificial abrem perspectivas</span> de transformações<span lang="LA"> no </span>âmbito do<span lang="LA"> audiovisual.</span> Com o objetivo de refletir sobre experiências na utilização da inteligência artificial na produção de conteúdos audiovisuais o presente trabalho analisa projetos derivados, total ou parcialmente, da geração de textos autônomos, por meio de processamento de linguagem natural e recursos de visão computacional. No estágio das experiências analisadas observou-se limitações importantes no processo de<span lang="LA"> tratamento de dados não estruturados e identificação de padrões por ferramentas de análise de texto e imagem</span>. Com base na semiótica discursiva, o artigo aponta que embora a produção de sentido nesses conteúdos apresente lacunas não compromete o contrato de comunicação<span lang="LA">.</span></p> </div> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Ana Silvia Lopes Davi Médola, Vinicius Laureto de Oliveira, Henrique da Silva Pereira https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/795 AVALIANDO A INFLUÊNCIA ORGANIZACIONAL DIGITAL USANDO UM ROBÔ 2023-11-13T13:08:15+00:00 Carolina Terra carolinaterra@uol.com.br Márcio Carneiro dos Santos marcio.carneiro@ufma.br Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa gisela.sousa@ufma.br <p>O artigo explora pesquisas realizadas nos âmbitos acadêmico e prático sobre influência digital.&nbsp;Descreve uma prova de conceito de um modelo de avaliação de influência digital, a partir da utilização da plataforma de inteligência artificial generativa ChatGPT. Usando técnicas de&nbsp;<em>prompt design&nbsp;</em>se construiu um índice com métricas relacionadas ao objetivo proposto automatizando uma parte da análise. Um estudo comparativo entre as métricas sugeridas pelo robô e construtos teóricos reconhecidos na área, indicou possibilidade de integração entre metodologia tradicional e abordagem apresentada. O experimento identificou ganhos de produtividade e capacidade de lidar com volume de dados, ressaltando que a revisão humana segue fundamental.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Carolina Terra, Márcio Carneiro dos Santos, Gisela Sousa https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/808 A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: 2024-02-25T21:08:32+00:00 Davi Junqueira Marin marin.davi@yahoo.com.br <p class="resumo" style="margin: 0cm 0cm 5.0pt .3pt;"><span style="font-size: 11.0pt; background: white;">A tecnologia desperta uma questão que parece sempre justificar a sua continuidade dadas as possibilidades de seu uso na programação discursiva de sua necessidade, desde sua origem nas narrativas de ficção até os últimos lançamentos da indústria de aplicativos e <em>softwares</em>, passando pela robótica industrial e automação de serviços. Sem definirmos uma opinião, o presente artigo pretende apenas evidenciar a questão: ao rever autores da comunicação e da sociologia, o campo da produção audiovisual também vive esse dilema, que permanece preso à mesma dialética de sempre: popularização da técnica ou a garantia de direitos para as elites do trabalho? </span></p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Davi Junqueira Marin https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/850 [RE]CRIANDO A MEMÓRIA AFETIVA PAISAGÍSTICA ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2024-04-22T16:39:34+00:00 Daniel Jesus De Souza Prazeres dprazeres@danielprazeres.com.br Suzete Venturelli suzeteventurelli@gmail.com <p>O artigo propõe uma articulação no uso da inteligência artificial no campo da imagem em textos sobre memória e natureza. Utiliza uma atividade realizada por alunos na disciplina de paisagismo e jardinagem na pós-graduação em design de interiores, quando apresentaram um texto narrando uma experiência afetiva da infância em contato com a natureza, visando [re]construir a memória do passado em contexto influenciado pelo tempo contemporâneo. A partir desses textos, [re]criou-se a história da memória afetiva pela Inteligência Artificial – IA como imagem algorítmica associada aos acontecimentos. Referências teóricas derivadas de Adir Ubaldo Rech, Giselle Beiguelman, Jacques Rancière e Margaret Boden.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Daniel Jesus De Souza Prazeres, Suzete Venturelli https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/812 WAYFINDER 2024-02-25T23:00:03+00:00 Maria Gabriela Capper gabriela_capper@id.uff.br Pedro Luis Alves de Souza Viana alvespedrov@gmail.com <p>O desenvolvimento tecnológico acelerado está remodelando diversos aspectos da vida contemporânea, desafiando a sociedade a integrar o mundo físico e o digital. No campo do cinema e do audiovisual, as tecnologias digitais têm impulsionado a criação de formas cinemáticas diversas e interativas. Autores como Jeffrey Shaw destacam a interatividade digital como uma nova dimensão no processo criativo. A relação entre cinema e jogos digitais é evidente, com influências mútuas ao longo do tempo. O artigo analisa o <em>art game</em> <em>Wayfinder</em>, explorando como a inteligência artificial foi empregada em sua criação, conectando os conceitos de cinema digitalmente expandido e artemídia, e investiga seu potencial no campo da educação. <em>Wayfinder</em>, inspirado no <em>haikai</em> japonês, convida os jogadores a restaurar o equilíbrio da natureza, oferecendo uma experiência única e imersiva. Utilizando algoritmos generativos, inteligência artificial e mineração de dados, o jogo é uma ferramenta educativa envolvente, capaz de despertar reflexões sobre o meio ambiente através de poesia. Considerando o potencial transformador da ludicidade na educação, <em>Wayfinder</em> emerge como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Maria Gabriela Capper, Pedro Luis Alves de Souza Viana https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/809 IA E PRODUÇÃO ACADÊMICA 2024-02-25T21:43:26+00:00 Marta Machado ufscmarta@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Neste autoensaio, descrevo minha experiência, até agora, com ferramentas de inteligência artificial (IA) na produção acadêmica. Algumas aplicações de IA tem sido úteis para&nbsp; traduções e revisões de textos acadêmicos, além da geração de animações para video abstracts de divulgação científica. Já o ChatGPT, que uso para explorações iniciais sobre temas e para notas de rodapé, ainda apresenta limitações e inconsistências, necessitando revisões e ajustes até a redação final. A IA, embora se configure como recurso valioso para pesquisadores, não&nbsp; substitui a capacidade humana de estabelecer conexões entre o mundo real e a literatura. Portanto, encorajo uma abordagem equilibrada em seu uso na produção acadêmica.</span></p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Marta Machado