A influência do “filtro bolha” na difusão de Fake News nas mídias sociais: reflexões sobre as mudanças nos algoritmos do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901001Palavras-chave:
novas mídias, algoritmos, filtro bolha, meio de comunicação digital, modelo de negócioResumo
O presente artigo consiste em uma breve reflexão sobre, até que ponto, o “filtro bolha” pode influenciar na difusão de fake news nas mídias sociais. Para isso, o objeto de reflexão será o Facebook, que após registrar uma queda no volume de usuários, realizou mudanças em seus algoritmos reduzindo a exibição de publicações de empresas no feed de notícias das pessoas e ampliando os posts de familiares e amigos. Essa estratégia, que foi amplamente criticada por veículos de comunicação, gerou protestos de empresas e culminou com o anúncio da Folha de S. Paulo, que deixou de atualizar seu perfil, e a da Unilever, que ameaça retirar os investimentos em publicidade em plataformas como o Facebook e Google. As empresas justificam seu posicionamento afirmando que as mudanças nos algoritmos estimulam a difusão de fake news.
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