• TV Pós Digital
    v. 4 n. 1 (2013)
    Este número é dedicado ao debate de um tema crucial para o entendimento dos novos espaços sociais que surgem com o advento da TV Pós Digital. O dossiê temático desta edição traz reflexões sobre esse novo ecossistema midiático, compreendido pelas comunidades online que compartilham experiências no espaço social gerado pelos novos canais de reassistência. Neste ambiente a noção de TV Social promove mudanças no modelo de televisão de fluxo que o público estava acostumado a assistir, criando novos desafios para a produção e distribuição de conteúdo televisivo.
  • Os arranjos contemporâneos da economia do audiovisual e da economia criativa
    v. 3 n. 2 (2012)
    A equipe editorial da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral, a sua ‘quinta edição’ - que tem por  tema Os Arranjos Contemporâneos da Economia do Audiovisual e da Economia Criativa. Nesta edição visamos mapear o campo do audiovisual na contemporaneidade a partir das transformações provocadas pelos processos da globalização econômica, da mundialização cultural e das tecnologias digitais. Além do dossiê temático, mas bastante ligado a ele, a Revista Geminis apresenta uma separata em homenagem ao cineasta argentino Octavio Getino. Nome importante da reflexão sobre os impactos das novas tecnologias no mercado audiovisual e do estudo das cinematografias latino-americanas, Octavio Getino faleceu em Buenos Aires a primeiro de outubro passado.
  • Ativismo Digital
    v. 3 n. 1 (2012)
    A equipe editorial da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral, a sua ‘quarta edição’ - dedicada à discussão de um tema contemporâneo e que é relativamente inédito nas publicações acadêmicas e muito pouco debatido pelos estudiosos nas universidades, mas que é de extrema relevância para o futuro das sociedades conectadas pelas redes sociais: O Ativismo Digital. Nesta edição, os ativistas são vistos como os novos consumidores de mídia que não possuem ligações com lideranças políticas conhecidas ou estabelecidas, nem sequer vínculos partidários e ideológicos pré-definidos e, ao contrário dos antigos consumidores pertencentes à maioria silenciosa, são mais conectados socialmente e utilizam o boca-a-boca para fazer barulho e chamar a atenção para movimentos que não possuem necessariamente uma identidade uniforme. Usuários/telespectadores/jogadores são agora produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios textos e utilizam, de preferência, dispositivos móveis e redes sociais para defender uma ‘causa’.
  • Transmídia: estratégias e processos de construção de mundos
    v. 2 n. 2 (2011)
    A equipe editorial da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, tem a honra,o prazer e a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral, a sua terceira edição. Esta edição traz novidades:  as discussões temáticas foram subdividas por áreas de afinidades que incluem além do dossiê propriamente dito, as seções abordagens multiplataformas e espaço convergente. O dossiê desta edição é dedi-cado à exploração de um assunto relacionado diretamente ao futuro do entretenimento audiovisual: Transmídia: estratégias e processos de construção de mundos. Trata-se de uma discussão importante tanto no contexto dos novos arranjos da economia digital quanto para um maior entendimento dos novos modelos de negócios ‘geminados’ nas multiplataformas da produção audiovisual contemporânea.
  • Mobilidade: tendências e desafios na era digital Mobilidade: tendências e desafios na era digital
    v. 2 n. 1 (2011)
    Este segundo número é especialmente dedicado à exploração de uma temática relevante para o futuro do Entretenimento, da Comunicação e da Educação – “Mobilidade: tendências e desafios na era digital”. Trata-se de um tema com potencial estratégico para o desenvolvimento de novos modelos de negócios ‘geminados’ nas plataformas de conteúdo entre a conectividade pessoal móvel e as redes sociais.
  • Tema: Ficção Audiovisual Seriada Ficção Audiovisual Seriada
    v. 1 n. 1 (2010)
    Este primeiro número é dedicado a explorar uma temática extremamente atual e central para os estudos sobre as mídias interativas, situada nos domínios conexos das linhas de trabalho do Grupo: ‘A Ficção Audiovisual Seriada’. Busca-se assim, adentrar na ‘toca do coelho’ das formas serializadas contemporâneas a partir das narrativas de longa duração, caracterizadas por suas múltiplas extensões, buscando compreender de que modo os processos de convergência midiática e cultural produzem o alargamento das fronteiras do universo das narrativas transmidiáticas.
##common.pagination##