Edições anteriores

2016

Capa da revista

n. 2 Ano 7 (2016): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2

A equipe editorial da Revista GEMInIS tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral uma edição especialmente elaborada em parceria com a Revista Lumina (Facom-UFJF)[1] – editado por Grabiela Borges, que traz a primeira parte de uma série com a publicação dos trabalhos apresentados e debatidos nas sessões do seminário seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário – coordenado por Gabriela Borges, Marcel Vieira, Vicente Gosciola,  durante o XIX Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), realizado na UNICAMP, em outubro de 2015.

[1] Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina

 
Capa da revista

n. 1 Ano 7 (2016): Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?

 Está nas nuvens a décima segunda edição da Revista GEMInIS, uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS/UFSCar. Este número traz o tema Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?, a fim de discutir as relações entre mídia e o ativismo contemporâneo inseridos no paradigma da convergência midiática, no qual fãs, empresas, ativistas e usuários formam redes complexas e interligadas por uma quantidade massiva de conteúdo. O processo de convergência midiática ocorrido nas últimas décadas foi impulsionado pelo estímulo à cultura da participação, tornando o consumidor capaz de produzir e circular conteúdos em qualquer plataforma. Essas mudanças passariam a abarcar também uma relação direta com o ativismo, uma vez que esses usuários utilizam de conteúdos de mídia para demandar uma participação política a respeito dos mais diversos propósitos. As práticas de fã-ativismo são um dos grandes sintomas disso, pois representa como o consumo midiático pervasivo adentra temas e questões cotidianas.


2015

Capa da revista

n. 2 Ano 6 (2015): Cinema e Tecnologia

É com satisfação que apresentamos a 11ª edição da Revista GEMInIS, uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS/UFSCar. Um número especial em homenagem ao professor Mario Arturo Alberto Guidi, que tem como tema Cinema e Tecnologia, em um dossiê que traz reflexões que discutem por perspectivas distintas o estado da arte do cinema no âmbito de uma reflexão mais ampla, que foge de um olhar puramente técnico, explorando o cinema como uma tecnologia do imaginário contemporânea, e assim, pensando nos alcances e nos limites, nas transformações e nas permanências dessa forma de representação.

Capa da revista

n. 1 Ano 6 (2015): Design de Mídias

Está nas redes a décima edição da Revista GEMInIS - uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS / UFSCar.  Esse número é dedicado ao debate sobre o Design de Mídias.  O dossiê temático aborda o desenho de novos cenários para a produção audiovisual contemporânea. Deste modo, os artigos reunidos nesta coletânea expandem o estudo do design para o campo da comunicação, evidenciando o caráter transdisciplinar no desenvolvimento de projetos para conteúdo que circulam em rede.

2014

Capa da revista

n. 2 ano 5 (2014): Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014): Entretenimento Transmídia

Está nas nuvens a 9º edição da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo deEstudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar. Este númerotraz um dossiê com uma seleção de artigos apresentados durante a I JornadaInternacional GEMInIS (JIG 2014): Entretenimento Transmídia, realizada entre os dias13 e 15 de maio de 2014. O dossiê é dedicado ao debate de aspectos importantes da comunicaçãocontemporânea, na sua dimensão histórica, tecnológica e política, buscandoanalisar as novas formas de produção e de circulação dos objetos audiovisuais em rede.
Capa da revista

v. 2, n. 1 Ano 5 (2014): Televisão e Convergências

A equipe editorial da Revista GEMInIS tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral a sua oitava edição, especialmente composta por dois volumes com pesquisas voltadas aos estudos da televisão e suas obras a. O volume II desta edição, traz o dossiêTelevisão e Convergências, que compreende reflexões a respeito da produção televisiva e sua relação com o ambiente contemporâneo de convergência das mídias.
Capa da revista

v. 1, n. 1 Ano 5 (2014): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário

A equipe editorial da Revista GEMInIS tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral a sua oitava edição, especialmente composta por dois volumes com pesquisas voltadas aos estudos da televisão. O volume I, elaborado em parceria com a Revista Lumina(Facom-UFJF) – editado por Grabiela Borges, traz a primeira parte de uma série com a publicação dos trabalhos apresentados e debatidos nas sessões do seminário seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário – coordenado por Renato Luiz Pucci Jr., Miriam de Souza Rossini e Gilberto Alexandre Sobrinho,  durante o XVII Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina, em outubro de 2013.

Capa da revista

Edição Especial - JIG 2014

É com muito orgulho apresentamos esta Edição Especial impressa da Revista GEMInIS em sua versão digital. Uma edição editada especialmente para a I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014), que ocorre entre os dias 13 e 14 de maio de 2014, na Universidade Federal de São Carlos, e tem como tema o “Entretenimento Transmídia”. Para enriquecer esse debate, trazemos nestas páginas as reflexões de autores como Lúcia Santaella (PUC-SP), Bruno Campanella (UFF), Maria Immacolata (USP) e Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP).

2013

Capa da revista

v. 2, n. 2 Ano 4 (2013): Manifestações de Rua

Está nas nuvens a sétima edição da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar. Excepcionalmente, este número é composto por dois volumes de trabalho. O volume II aborda as  Manifestações de Rua, que tiveram lugar em junho/2013 no Brasil, compartilhando experiências geradas pelas novas redes e canais de mobilização e resistência social.

A edição também apresenta uma Separata especial de pré-lançamento da I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014), que irá ocorrer entre 13 a 15 de Maio de 2014, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Para saber mais sobre a I Jornada Internacional GEMInIS, acesse seu website, curta a página de facebook e siga o twitter do evento.

Capa da revista

v. 1, n. 2 Ano 4 (2013): Internet pós-web: a internet das coisas

Está nas nuvens a sétima edição da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar. Excepcionalmente, este número é composto por dois volumes de trabalho. O volume I o aborda as atuais mudanças culturais, políticas, comunicacionais e econômicas provocadas pela emergência das redes digitais ubíquas, nas quais os dados são armazenados nas nuvens e acessados de qualquer dispositivo.

A edição também apresenta uma Separata especial de pré-lançamento da I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014), que irá ocorrer entre 13 a 15 de Maio de 2014, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Para saber mais sobre a I Jornada Internacional GEMInIS, acesse seu website, curta a página de facebook e siga o twitter do evento.

Capa da revista

n. 1 Ano 4 (2013): TV Pós Digital

Este número é dedicado ao debate de um tema crucial para o entendimento dos novos espaços sociais que surgem com o advento da TV Pós Digital. O dossiê temático desta edição traz reflexões sobre esse novo ecossistema midiático, compreendido pelas comunidades online que compartilham experiências no espaço social gerado pelos novos canais de reassistência. Neste ambiente a noção de TV Social promove mudanças no modelo de televisão de fluxo que o público estava acostumado a assistir, criando novos desafios para a produção e distribuição de conteúdo televisivo.

2012

Capa da revista

n. 2 Ano 3 (2012): Os arranjos contemporâneos da economia do audiovisual e da economia criativa

Nesta edição visamos mapear o campo do audiovisual na contemporaneidade a partir das transformações provocadas pelos processos da globalização econômica, da mundialização cultural e das tecnologias digitais. Além do dossiê temático, mas bastante ligado a ele, a Revista Geminis apresenta uma separata em homenagem ao cineasta argentino Octavio Getino. Nome importante da reflexão sobre os impactos das novas tecnologias no mercado audiovisual e do estudo das cinematografias latino-americanas, Octavio Getino faleceu em Buenos Aires a primeiro de outubro passado.

Capa da revista

n. 1 Ano 3 (2012): Ativismo Digital

Esta edição é dedicada à discussão de um tema contemporâneo e que é relativamente inédito nas publicações acadêmicas e muito pouco debatido pelos estudiosos nas universidades, mas que é de extrema relevância para o futuro das sociedades conectadas pelas redes sociais: O Ativismo Digital. Nesta edição, os ativistas são vistos como os novos consumidores de mídia que não possuem ligações com lideranças políticas conhecidas ou estabelecidas, nem sequer vínculos partidários e ideológicos pré-definidos e, ao contrário dos antigos consumidores pertencentes à maioria silenciosa, são mais conectados socialmente e utilizam o boca-a-boca para fazer barulho e chamar a atenção para movimentos que não possuem necessariamente uma identidade uniforme. Usuários/telespectadores/jogadores são agora produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios textos e utilizam, de preferência, dispositivos móveis e redes sociais para defender uma ‘causa’.

2011

Capa da revista

n. 2 Ano 2 (2011): Transmídia: estratégias e processos de construção de mundos

Esta edição traz novidades:  as discussões temáticas foram subdividas por áreas de afinidades que incluem além do dossiê propriamente dito, as seções abordagens multiplataformas e espaço convergente. O dossiê desta edição é dedi-cado à exploração de um assunto relacionado diretamente ao futuro do entretenimento audiovisual: Transmídia: estratégias e processos de construção de mundos. Trata-se de uma discussão importante tanto no contexto dos novos arranjos da economia digital quanto para um maior entendimento dos novos modelos de negócios ‘geminados’ nas multiplataformas da produção audiovisual contemporânea.
Mobilidade: tendências e desafios na era digital

n. 1 Ano 2 (2011): Mobilidade: tendências e desafios na era digital

Este segundo número é especialmente dedicado à exploração de uma temática relevante para o futuro do Entretenimento, da Comunicação e da Educação – “Mobilidade: tendências e desafios na era digital”. Trata-se de um tema com potencial estratégico para o desenvolvimento de novos modelos de negócios ‘geminados’ nas plataformas de conteúdo entre a conectividade pessoal móvel e as redes sociais.

2010

Tema: Ficção Audiovisual Seriada

n. 1 Ano 1 (2010): Ficção Audiovisual Seriada

Este primeiro número é dedicado a explorar uma temática extremamente atual e central para os estudos sobre as mídias interativas, situada nos domínios conexos das linhas de trabalho do Grupo: ‘A Ficção Audiovisual Seriada’. Busca-se assim, adentrar na ‘toca do coelho’ das formas serializadas contemporâneas a partir das narrativas de longa duração, caracterizadas por suas múltiplas extensões, buscando compreender de que modo os processos de convergência midiática e cultural produzem o alargamento das fronteiras do universo das narrativas transmidiáticas.