Edições anteriores


2017

Capa da revista

v. 8, n. 3 (2017): Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas

É com satisfação que apresentamos mais um novo número da Revista GEMInIS. Nesta edição, apresentamos artigos na primeira seção que discutem o tema “Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas”, com o propósito de fazer um panorama crítico e reflexivo sobre o atual contexto do campo do audiovisual.
Capa da revista

v. 8, n. 2 (2017): Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro - Parte 2

É com grande satisfação que apresentamos mais um novo número da Revista GEMInIS. Nesta edição, apresentamos a segunda parte da temática Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro, que discute aspectos da distribuição audiovisual online no contexto brasileiro, por suas dimensões econômicas, culturais e produtivas.
Capa da revista

v. 8, n. 1 (2017): Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro - Parte 1

É com um imenso prazer que apresentamos a nova edição da Revista GEMInIS, com algumas atualizações editoriais importantes. A partir de agora, o periódico terá periodicidade quadrienal, com três edições por ano, tendo um fluxo contínuo para submissões de artigos através de seu website. Nesta edição, apresentamos a primeira parte da temática conterrânea Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro, que discute aspectos da distribuição audiovisual online no contexto brasileiro, por suas dimensões econômicas, culturais e produtivas.

Capa: Matheus Mazini


2016

Capa da revista

v. 7, n. 2 (2016): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2

A equipe editorial da Revista GEMInIS tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral uma edição especialmente elaborada em parceria com a Revista Lumina (Facom-UFJF)[1] – editado por Grabiela Borges, que traz a primeira parte de uma série com a publicação dos trabalhos apresentados e debatidos nas sessões do seminário seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário – coordenado por Gabriela Borges, Marcel Vieira, Vicente Gosciola,  durante o XIX Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), realizado na UNICAMP, em outubro de 2015.

[1] Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina

 
Capa da revista

v. 7, n. 1 (2016): Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?

 Está nas nuvens a décima segunda edição da Revista GEMInIS, uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS/UFSCar. Este número traz o tema Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?, a fim de discutir as relações entre mídia e o ativismo contemporâneo inseridos no paradigma da convergência midiática, no qual fãs, empresas, ativistas e usuários formam redes complexas e interligadas por uma quantidade massiva de conteúdo. O processo de convergência midiática ocorrido nas últimas décadas foi impulsionado pelo estímulo à cultura da participação, tornando o consumidor capaz de produzir e circular conteúdos em qualquer plataforma. Essas mudanças passariam a abarcar também uma relação direta com o ativismo, uma vez que esses usuários utilizam de conteúdos de mídia para demandar uma participação política a respeito dos mais diversos propósitos. As práticas de fã-ativismo são um dos grandes sintomas disso, pois representa como o consumo midiático pervasivo adentra temas e questões cotidianas.


2015

Capa da revista

v. 6, n. 2 (2015): Cinema e Tecnologia

É com satisfação que apresentamos a 11ª edição da Revista GEMInIS, uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS/UFSCar. Um número especial em homenagem ao professor Mario Arturo Alberto Guidi, que tem como tema Cinema e Tecnologia, em um dossiê que traz reflexões que discutem por perspectivas distintas o estado da arte do cinema no âmbito de uma reflexão mais ampla, que foge de um olhar puramente técnico, explorando o cinema como uma tecnologia do imaginário contemporânea, e assim, pensando nos alcances e nos limites, nas transformações e nas permanências dessa forma de representação.

Capa da revista

v. 6, n. 1 (2015): Design de Mídias

Está nas redes a décima edição da Revista GEMInIS - uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS / UFSCar.  Esse número é dedicado ao debate sobre o Design de Mídias.  O dossiê temático aborda o desenho de novos cenários para a produção audiovisual contemporânea. Deste modo, os artigos reunidos nesta coletânea expandem o estudo do design para o campo da comunicação, evidenciando o caráter transdisciplinar no desenvolvimento de projetos para conteúdo que circulam em rede.

2014

Capa da revista

v. 5, n. 3 (2014): Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014): Entretenimento Transmídia

Está nas nuvens a 9º edição da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo deEstudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar. Este númerotraz um dossiê com uma seleção de artigos apresentados durante a I JornadaInternacional GEMInIS (JIG 2014): Entretenimento Transmídia, realizada entre os dias13 e 15 de maio de 2014. O dossiê é dedicado ao debate de aspectos importantes da comunicaçãocontemporânea, na sua dimensão histórica, tecnológica e política, buscandoanalisar as novas formas de produção e de circulação dos objetos audiovisuais em rede.
Capa da revista

v. 5, n. 2 (2014): Televisão e Convergências

A equipe editorial da Revista GEMInIS tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral a sua oitava edição, especialmente composta por dois volumes com pesquisas voltadas aos estudos da televisão e suas obras a. O volume II desta edição, traz o dossiêTelevisão e Convergências, que compreende reflexões a respeito da produção televisiva e sua relação com o ambiente contemporâneo de convergência das mídias.

1 a 10 de 20 itens     1 2 > >>