Revista GEMInIS


Chamada de Artigos – Revista GEMInIS v. 8 n. 3 (2017) – Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas

A Revista GEMInIS traz o tema “Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas” em sua décima sexta edição, com o propósito de apresentar um panorama crítico e reflexivo do campo audiovisual no contexto atual. As transformações ocorridas nos últimos 20 anos no âmbito tecnológico redefiniram as práticas de produção, circulação e uso das imagens e sons, impactando toda a cadeia produtiva do cinema e televisão. A difusão da internet, a digitalização, a popularização dos dispositivos portáteis de produção de imagem e som, bem como as novas plataformas de acesso ao audiovisual permitiram o barateamento e a ampliação da produção e do consumo dos conteúdos para setores sociais até então à margem do acesso ao audiovisual. Surgiu, por extensão, um novo tipo de usuário (ou público, como querem alguns) que, diferentemente da antiga platéia do cinema, tem uma relação menos contemplativa e mais interativa e dinâmica com as imagens e sons. No plano político os governos federais e posteriormente os estaduais e municipais criaram políticas públicas e instituições de indução e alavancagem da atividade, alterando significativamente o campo audiovisual.

Todavia o novo cenário requer soluções para novos desafios. A cadeia produtiva do audiovisual é concentrada em poucas regiões e cidades, há mercados para serem criados e ocupados. As empresas produtoras são mal qualificadas, pouco produtivas e caras. Há um gargalo crônico no que se refere a gestão da propriedade intelectual, geração de valor, inovação de processos, produtos e tecnologia. Os operadores do sistema necessitam de maior especialização e as escolas tradicionais, de maior dinamismo e currículos flexíveis para atender as demandas de um mercado cultural cuja principal característica é a inovação. Assim, é fundamental que a universidade reflita sobre o campo audiovisual e as novas plataformas de uma forma mais ampla, considerando as inter-relações entre as cadeias de produção e mercado, a formação e qualificação profissional e as questões relativas a gestão da inovação, da tecnologia e da propriedade intelectual.

A chamada de artigos para essa temática está aberta até o dia 20 de novembro de 2017, e os trabalhos devem ser enviados pelo website da revista - https://goo.gl/MqUkmF. O texto tem que estar nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês, em formato “DOC”, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT em vigor.

Além de aceitar trabalhos relacionados à temática da chamada, o periódico também recebe artigos acadêmicos em fluxo contínuo, que abordem outros assuntos ligados a área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil, e no exterior. É dada prioridade de publicação a trabalhos submetidos por autores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores.

João Carlos Massarolo (UFSCar)
Editor Responsável

Noel dos Santos Carvalho (UNICAMP)
Co-Editor Temático


v. 8, n. 2 (2017): Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro - Parte 2

Sumário

Apresentação

 
PDF
01-03

Artigos

Gabriel Fliege de Lucena Stuckert
PDF
04-15
Fernando Carlos Moura
PDF
16-30
Amanda Veronesi Vieira, Cíntia Maria Gomes Murta
PDF
31-47
Fernanda Ferreira de Abreu, Daniele de Castro Alves
PDF
48-67

Espaço Convergente

Carlos Sabino Caldas
PDF
68-82
João Eduardo Justi, Daniel Mill
PDF
83-105
Letícia Passos Affini, Laís Maria Fermino de Souza
PDF
106-130
Karla Patriota Bronztein, Nathan Nascimento Cirino
PDF
131-145
Laís Ferreira Oliveira
PDF
146-156
Charles Bicalho
PDF
157-163