Revista GEMInIS


Editorial

É com um imenso prazer que apresentamos a nova edição da Revista GEMInIS, com algumas atualizações editoriais importantes. A partir de agora, o periódico terá periodicidade quadrienal, com três edições por ano, tendo um fluxo contínuo para submissões de artigos através de seu website. A seção “Dossiê” foi atualizada como “Artigos”, que agrega trabalhos que debatam temáticas cruciais para compreender os fenômenos que circundam o atual contexto de entretenimento de mídia multiplataforma, em suas mais diversas dimensões (sociais, comerciais, tecnológicas, políticas, estéticas, etc.). E a seção “Abordagens Multiplataformas” passa a ser incorporada pelo “Espaço Convergente”, reunindo artigos com temáticas diversas do campo da comunicação, além de entrevistas, resenhas e ensaios. Essas mudanças têm como objetivo tornar a Revista GEMInIS uma publicação mais dinâmica no seu papel de difusão de pesquisas que tratem sobre questões atuais e inéditas no campo da comunicação e audiovisual.

Nesta edição, apresentamos a primeira parte da temática conterrânea Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro, que discute aspectos da distribuição audiovisual online no contexto brasileiro, por suas dimensões econômicas, culturais e produtivas. Os seis artigos que compõem essa seção analisam esse tema por diferentes perspectivas: Luís Enrique Cazani Júnior (UNESP) analisa os dados de visualização da telenovela Avenida Brasil e Justiça na plataforma Globo Play; Belisa Figueiró (UFSCar), estuda a circulação das obras audiovisuais (especialmente longas-metragens) em plataformas de vídeo sob demanda (VOD) na Europa, com foco principal na França; Geane Carvalho Alzamora (UFMG), Tiago Barcelos Pereira Salgado (UFMG) e Emmanuelle C. Dias Miranda (UFMG) investigam como se configura a recomendação algorítmica em Netflix a partir da série Stranger Things; Mayka Castellano (UFF), Melina Meimaridis (UFF), discutem como a Netflix tem se apropriado do sentimento de nostalgia como uma de suas principais estratégias de posicionamento mercadológico; Tomaz Affonso Penner (USP) e Maria Cristina Palma Mungioli (USP) analisam o modelo de negócios do YouTube, baseado na gratuidade de seu serviço sob demanda; Juarez Tadeu de Paula Xavier (UNESP), Carolina Bataier (UNESP) e Meiriane Jordão da Silva (UNESP) abordam como conteúdo oferecido sob demanda, em especial a série The Get Down, funcionam  como  uma  alternativa   à  educação tradicional nas salas de aulas. A segunda parte dessa temática será publicada na próxima edição da Revista GEMInIS, a ser lançada em agosto de 2017.

Gostaríamos de também destacar os artigos que foram reunidos na seção “Espaço Convergente”, com artigos que abordam temas o fanfiction e a cultura participativa em Malhação, as novas relações entre artistas musicais e a indústria fonográfica, as recentes reconfigurações do telejornalismo brasileiro, e um ensaio que discute como a convergência digital favorece para o surgimento de startups do audiovisual com modelos de negócios inovadores e disruptivos.
Esta edição está nas nuvens graças ao trabalho generoso e árduo realizado pela Equipe de Editores. O agradecimento é extensivo a todos os autores que participaram deste número e também aos pareceristas e colaboradores pela leitura atenta e minuciosa, ajudando-nos na seleção dos artigos a serem publicados.

A equipe editorial deseja a todos uma boa leitura!

Editor Responsável
João Carlos Massarolo


v. 8, n. 1 (2017): Vídeo Sob Demanda - novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro

Sumário

Apresentação

 
PDF
01-03

Artigos

Luís Enrique Cazani Júnior
PDF
04-20
Belisa Figueiró
PDF
21-37
Geane Carvalho Alzamora, Tiago Barcelos Pereira Salgado, Emmanuelle C. Dias Miranda
PDF
38-59
Mayka Castellano, Melina Meimaridis
PDF
60-86
Tomaz Affonso Penner, Maria Cristina Palma Mungioli
PDF
87-104
Juarez Tadeu de Paula Xavier, Carolina Bataier, Meiriane Jordão da Silva
PDF
105-114

Espaço Convergente

José Eduardo Ribeiro de Paiva
PDF
115-125
Wesley Pereira Grijó, Taluana Panizza
PDF
126-150
Denise Freitas de Deus Soares, Jacqueline Lima Dourado, Juliana Fernandes Teixeira
PDF
151-168
Melissa Streck, Eduardo Campos Pellanda
PDF
169-181
José Carlos Aronchi
PDF
182-193