Revista GEMInIS


 
Revista GEMInIS | Ano 7 - n. 01

Está nas nuvens a décima segunda edição da Revista GEMInIS, uma publicação do “Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som” – PPGIS/UFSCar. Este número traz o tema Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?, a fim de discutir as relações entre mídia e o ativismo contemporâneo inseridos no paradigma da convergência midiática, no qual fãs, empresas, ativistas e usuários formam redes complexas e interligadas por uma quantidade massiva de conteúdo. O processo de convergência midiática ocorrido nas últimas décadas foi impulsionado pelo estímulo à cultura da participação, tornando o consumidor capaz de produzir e circular conteúdos em qualquer plataforma. Essas mudanças passariam a abarcar também uma relação direta com o ativismo, uma vez que esses usuários utilizam de conteúdos de mídia para demandar uma participação política a respeito dos mais diversos propósitos. As práticas de fã-ativismo são um dos grandes sintomas disso, pois representa como o consumo midiático pervasivo adentra temas e questões cotidianas.

João Carlos Massarolo
Editor Responsável


[Chamada de Artigos] Revista GEMInIS & LUMINA – Dossiê: Seminário Temático “Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário”

No ano de 2016 as revistas GEMInIS (UFSCar) e Lumina (UFJF) farão uma parceria com o seminário temático “Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário” para a publicação de dois dossiês temáticos conjuntos, com os trabalhos apresentados nas sessões do seminário no Encontro da Socine de 2015.

Os artigos devem ser enviados até 30 de agosto de 2016 para os e-mails: revista.geminisufscar@gmail.com e revista.lumina@ufjf.edu.br. O texto deve estar nos idiomas português, espanhol ou inglês, em formato .DOC, e conter no mínimo 3.000 palavras e no máximo 8.000 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.

Os artigos devem ter por base os trabalhos apresentados nas sessões do seminário temático, inclusive com o mesmo título.

Gabriela Borges (UFJF)
Marcel Vieira (UFPB)
Vicente Gosciola (Universidade Anhembi Morumbi)
Coordenadores do Seminário Temático “Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário”

João Carlos Massarolo (UFSCar)
Coorganizador