Era Transmídia

Rodrigo Dias Arnaut, Leandro Hipólito, Fernanda Nogueira, Bruno Rodrigues, Solange Uhieda, Márcia Jordão Bueno, Daniel Zatta Blasczak, Angelo Marzolla, Dimas Dion, Nelson Siena

Resumo


A abordagem transmídia se mostra cada vez mais atual e interessante por integrar todos os conceitos de produção de conteúdos em uma única metodologia e processo de criação e distribuição. Atualmente, e cada vez mais, as pessoas, o público em geral é um potencial produtor de conteúdo nas novas mídias, seja através de uma simples câmera fotográfica, um telefone celular, um PC ou mesmo do mais sofisticado tablet. Nesta nova dinâmica, o mercado (conjunto de: audiência, mídia, concorrência e demais agentes) apresenta novas plataformas de comuni-cação que, devido a sua abertura e amplo acesso, trazem consigo uma grande perda de controle do que é publi-cado e do próprio contexto originalmente planejado, pois a mídia espontânea e a interpretação do público criam novos caminhos para a história principal do projeto.A necessidade do mercado em estreitar relacionamento com seus clientes ou públicos (cada segmento de mercado é considerado um público diferente) passa por uma grande transformação, que se implementada de forma impul-siva e despreparada, no que diz respeito à análise do público-alvo, aos formatos de distribuição e à mensagem enviada, pode acarretar na perda de oportunidades e propostas de comunicação. O foco dos projetos transmídia é utilizar  metodologias e  processos mais completos e abrangentes, do ponto de vista das áreas de criação de con-teúdo, tecnologia, marketing e outras, utilizando as melhores plataformas de mídia para o sucesso do projeto. De forma resumida o grupo de estudos em transmídia, #EraTransmídia, irá apresentar seus conceitos com o objetivo de proporcionar o engajamento social multiplataforma para resultados positivos.

Palavras-chave


#EraTransmídia; transmídia; Storytelling; Novas Mídias; Mídia Social; Audiência; Plataformas; Conteúdo; Engajamento; Resultados; Multiplataformas; TV; Internet; Celular

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A. Marcas: Brand Equity gerenciando o valor da marca. São Paulo:

Negócio, 1998

BARBERO, Jesús Martín. De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonia, México: Gustavo Gilli, 1987.

CASTILHO, Carlos. Cross-media,a narrativa jornalística do futuro. Disponível

em . Acesso em 26 de Agosto de 2011.

DOMINGOS, Adenil Alfeu. O storytelling e transtorytelling como Fenômeno

Multimidiático. Encontro dos Núcleos de Pesquisas em Comunicação, evento

componente do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: Acesso em: 15 Agosto 2011

DOMINGOS, Adenil Alfeu. Storytelling: Evolução, Novas Tecnologias e Mídia. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009. Disponível em: . Acesso em 10 Agosto 2011.

DOMINGOS, Adenil Alfeu. Storytelling: Fenômeno da Era da Liquidez. Signum:

Estudos da Linguagem, Vol 11, N° 1 (2008). Disponível em . Acesso em 10 Agosto 2011.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989.

GOMEZ, Jeff. O Poder da Narrativa transmídia Disponível em

istoedinheiro.com.br/noticias/21622_O+PODER+DA+NARRATIVA+TRANSMID

IA>. Acesso em: 15 de Agosto de 2011.

GOMEZ, Jeff. What is transmidia? Disponível em . Acesso em: 16 de agosto de 2011.

JENKINS, Henry. 7 Myths About transmedia -Media: Cross-, Multi-, or Trans? Disponível em . Acesso em: 10 de setembro de 2011.

JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York, London: New York University Press, 2006.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MAFESSOLI, Michel. A comunicação sem fi m (teoria pós-moderna da

comunicação). Disponível em:

revistafamecos/article/viewFile/3198/2463> . Acesso em: 11 de Setembro de 2011

MOTTA, Mauricio. Previously on Heroes. Disponível em: . Acesso em: 10 Agosto de 2011.

MOTTA, Mauricio. transmídia Storytelling. Disponível em: . Acesso em: 20 de Agosto de 2011.

TAS, Marcelo. É rindo que se aprende: Uma entrevista a Gilberto Dimeinstein.

Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011.

YACOB, Faris. transmedia Planning. Disponível em: . Acesso em 01 Agosto 2011.

YACOB, Faris. transmedia Planning – Intreview Faris Yakob. Disponível em: . Acesso em: 14 julho 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários