Tron e a construção de um mundo eletrônico

Carolina Figueiredo

Resumo


No início dos anos 80, período de grande desenvolvimento da informática, começam a surgir as pri-meiras representações artísticas do ciberespaço. No cinema, o filme Tron (1982) é pioneiro a construir o mundo eletrônico, dando-lhe formas e cores. O presente artigo procura analisar esta construção e suas relações com a narrativa fílmica, assim como seus desdobramentos em Matrix (1999) e Tron Legacy (2010). Para isso, usa-se como base o artigo Tron: uma representação pioneira do ciberespaço (FIGUEIREDO, 2011), ampliando algumas de suas considerações.

Palavras-chave


Tron; mundo eletrônico; ciberespaço.

Texto completo:

PDF

Referências


EASTGATE, Richard. The Structured Development of Virtual Environments:

Enhancing Functionality and Interactivity. 2001. 151 f. Tese (Ph.D) – University

of Nottingham. Nottingham, 2001. Disponível em

RMEPhD2001.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2011.

ERIKSSON, Thommy. Reading my reading of how virtuality is signified. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011.

FIGUEIREDO, Carolina.Tron: uma representação pioneira do ciberespaço. Culturas Midiáticas, João Pessoa, n. 6, jan/jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2011.

FURTADO, Fred. A ciência como inspiração. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 47, n. 279, p. 22-29, mar. 2011.

GLEIBERMAN, Owen. Movie Review: Tron Legacy. Entertainment Weekly, dez. 2010 Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011.

HORNSBY, Aidan. Cinema as a Director-Led Medium: How is the ever-widening

role of digital post-production in contemporary cinema forcing the role of the

director to evolve?. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011.

HWANG, Justin. Maximum Convergence . Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011.

LISBERGER, Steven. Interview: Justin Springer and Steven Lisberger, co-producers of Tron: Legacy. Depoimento. [dez. 2010]. Entrevista concedida a Ryan Lambie. Disponível em: < http://www.denofgeek.com/Tron/687709/interview_justin_springer_and_steven_lisberger_coproducers_of_tron_legacy.html>. Acesso em: 26 mar. 2011.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34

SIPIÈRE, Dominique. Souriau revisited by The Matrix: A few questions about the status of the real in film fiction. Cercles, n. 18, p. 11-19, 2008. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011.

STEINMÜLLER, Karlheinz. The uses and abuses of science fiction. Interdisciplinary Science Reviews, v. 28, n. 3, p. 175-178, set. 2003. Disponível em:

OF%20SCIENCE%20FICTION.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2011.

WHITE, James. Tron: The Beginner’s Guide. Empire Online, dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2011


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários