Jornalismo Audiovisual na Internet

A TV Mídia e as Possibilidades da Informação em Rede

Palavras-chave: WebTV, Youtube, Webjornalismo, Audivisual, Jornalismo Local

Resumo

Em meio à cultura audiovisual que vivenciamos, o Youtube se constitui em um espaço onde novas formas de comunicação podem ser experimentadas. Uma delas são as WebTVs, que têm sido um meio para que a informação audiovisual seja produzida e veiculada de forma descentralizada dos veículos de comunicação tradicionais. Este trabalho apresenta alguns conceitos sobre esses espaços de produção na internet, suas características e possibilidades enquanto mais uma alternativa no fortalecimento do jornalismo de proximidade e democratização da informação, usando como estratégia de pesquisa o estudo de caso sobre a TV Mídia, primeira WebTV da Paraíba.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano Ribeiro da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba
Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua no Departamento de Comunicação (Decom/CCTA) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC/CCHLA). Atua na área de fotografia, teorias da imagem, questões de gênero e sexualidade, semiótica e contemporaneidade e coordena o TATO - Laboratório de pesquisa em imagens, corpos e afecções.

Referências

BERTI; O.M. C. Youtube e o fim da televisão no Brasil. In: Colóquio Internacional da Escola Latino-americana de Comunicação, 14, 2010, São Paulo - SP.
BURGESS, J.; GRENN, J. Youtube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. 1ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
CAMPONEZ, Carlos. Proposta de novos pactos comunicacionais na era do Hiperlocal. In: JERÓNIMO, Pedro. (Org). Media e Jornalismo de proximidade na Era Digital. 1ª ed. Covilhã: Labcom.IFP, 2017.
CANAVILHAS, J. M. A Internet como Memória. (2004) Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-internet-como-memoria.html. Acesso em dezembro de 2018.
CANNITO, Newton. A Televisão na Era Digital – Interatividade, convergência e novos modelos de negócios. 1ª ed. São Paulo: Summus, 2010.
GANDOUR, Ricardo. Um Novo Ecossistema Informativo: Como a fragmentação digital está moldando a forma pela qual produzimos e consumimos notícias. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu › NewInfoEnvironmentPortugueseLink. Acesso em julho de 2019.
GOOGLE. Programa de Parcerias do YouTube: visão geral e qualificação. Disponível em: https://support.google.com/youtube/answer/72851?hl=pt-BR. Acesso em dezembro de 2019.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KILPP, Suzana. Sobre web TV pessoais/About personal web TV. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/20879. Acesso em agosto de 2019
_________, Imagens Conectivas da Cultura. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8186. Acesso em agosto de 2019.
MARQUES, Michele. Entrevista. [agosto, 2019]. Entrevistador: Hermano Ribeiro da Silva Junior. Guarabira: 2019. 1 arquivo.mp3 (17min).
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. (1964) 10ª ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
NOGUEIRA, Leila. Audiovisual Webjournalism: An analysis of news on UOL News and on TV UERJ Online. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/137. Acessado em Julho de 2019.
PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV – Manual de Telejornalismo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PUHL, P. R.; ARAÚJO, W. F. Youtube como espaço de construção da memória em rede: possibilidades e desafios. Revista Famecos, Porto Alegre, v.19, n.3, p.705-722, set.- dez. 2012.
RECUERO, R. A rede é a mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. In: VIZER, E. (Org.). Lo que Mcluhan no previó. 1ed. Buenos Aires: Editorial La Crujía, 2012, v. 1, p. 205-223. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/artigos.html. Acesso em dezembro de 2018.
YIN, Robert K; Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi – 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
2020-06-11
Como Citar
SILVA JUNIOR, H. R.; VALLE, I. Jornalismo Audiovisual na Internet. Revista GEMInIS, v. 11, n. 1, p. 88-110, 11 jun. 2020.
Seção
Artigos