DIÁLOGO E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

  • Maria Augusta Vilalba Nunes Novelo Filmese
Palavras-chave: roteiro cinematográfico, rizoma, constelação, alteridade

Resumo

O curta-metragem “Apenas o que você precisa saber sobre mim” é o ponto de partida para algumas reflexões sobre o processo de criação de um roteiro cinematográfico. A investigação parte de minha experiência pessoal enquanto roteirista e diretora do filme e analisa como trabalhar com uma personagem transexual trouxe para o processo de escrita uma intensa relação de diálogo e troca. Foi também através das observações sobre essa interação o que aproximou a presente análise dos conceitos de rizoma dos franceses Gilles Deleuze e Félix Guatarri e de constelação e limiar do alemão Walter Benjamin, potencializando assim as reflexões sobre o fazer do roteirista ao cruzá-las com o pensamento filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Vilalba Nunes, Novelo Filmese
Diretora e roteirista, sócia do produtora Novelo Filmese doutora pelo curso de Pós-graduação em Literatura de Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Trágico Alemão. Edição, apresentação e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Introdução ao rizoma. In: Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, V.1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

OTTE, Georg, VOLPE Miriam Lídia. Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. In: Fragmentos, número18. Florianópolis, jan-jun, 2000.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
AUGUSTA VILALBA NUNES, M. DIÁLOGO E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO. Revista GEMInIS, v. 10, n. 2, p. 204-211, 26 set. 2019.