TRANSMISSÃO MIDIÁTICA SIMULTÂNEA A UM EVENTO ESPORTIVO:

ANÁLISE DOS PAPEIS DA TELEVISÃO E DA INTERNET NA MEDIAÇÃO ESPORTIVA “AO VIVO”

  • Tatiana Zuardi Ushinohama, Me. Universidade Federal Fluminense
  • Marco Roxo, Dr. Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Futebol, Internet, Televisão, Esporte, Comunicação

Resumo

A presença da internet assombra a televisão em todos os tipos de conteúdo, do jornalismo à ficção, inclusive na transmissão esportiva “ao vivo”. O objetivo desta pesquisa é, portanto, comparar como a Rede Globo transmitiu o evento esportivo em “tempo real” na televisão e na internet a partir de uma tríade de parâmetros (político, material e temporal) propostos pela mediologia para cada um dos atos de transmitir. Verificou-se que a empresa define a transmissão televisiva como seu produto principal na cobertura esportiva do Campeonato. Para a internet, a Rede propôs utilizá-la como meio dependente e complementar à TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Zuardi Ushinohama, Me., Universidade Federal Fluminense
Doutoranda em Comunicação - UFF, PPGCOM; Mestra em Comunicação (Midiática) - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC.
Marco Roxo, Dr., Universidade Federal Fluminense
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. Autor dos livros Jornalistas, Pra quê (Editora Aprís, 2016) e A greve dos jornalistas de 1979 (Editora Eduff, 2013). É bolsista de Produtividade nível 2 do CNPQ.

Referências

BORDWELL, D. La narration em el cine de ficcion. Barcelona, Paídos, 1996.
CASETI, F; CHIO, F. Análisis de la television: instrumentos, métodos y práticas de investigación. Barcelona: Paidos, 1999.
CHALABY, J. The advent of the transnational TV format trading system: a global commodity chain analysis. Media, Culture & Society, London, v.37, nº 3, 460–478, 2015.
DEBRAY, D. Transmitir. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2000.
FECHINE, Y. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
GAGE, L. D. O filme publicitário. 2º Ed. São Paulo: Atlas, 1991.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
ROSS, S. Beyond the box: television and the internet. Malden: Blackwell Publishing, 2009.
SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua – Repercussões na cultura e educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SCANNEL, P. Television and the meaning of live. Cambridge: Polity Press, 2014.
SOLVOLL, M. Football on television: how has coverage of the Cup Finals in Norway changed from 1961 to 1995? Media, Culture & Society, London, v.38, nº 2, 141–158, 2016.
WHANNEL, G. Fields in vision: television sport and cultural transformation. London: Routledge, 2002.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
USHINOHAMA, T.; ROXO, M. TRANSMISSÃO MIDIÁTICA SIMULTÂNEA A UM EVENTO ESPORTIVO:. Revista GEMInIS, v. 10, n. 2, p. 54-76, 26 set. 2019.
Seção
Dossiê Especial - Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano