ANÁLISE TRANSMÍDIA SOBRE O PROGRAMA FALE CONOSCO DO CANAL GNT NO YOUTUBE

  • Juliana de Almeida Lopes de Almeida Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0003-0208-5709
  • Charles Santos Gonçalves UFOP
Palavras-chave: Youtube, Televisão, Intermídia, Transmídia, Fale Conosco

Resumo

No canal por assinatura GNT foi criado o programa Fale Conosco, disponibilizado em sua página no Youtube. Ao ler os comentários deixados pelos usuários nas diferentes redes sociais da emissora, como Facebook, Instagram e no próprio Youtube, o programa é uma coprodução audiovisual que promove o diálogo entre o GNT e a sua audiência, por meio da transmídia. O presente estudo tem como objetivo compreender como o Fale Conosco explora as potencialidades do Youtube e, consequentemente, incorpora o formato televisivo tradicional no meio digital, além de se aproximar de diferentes usuários. A investigação do Fale Conosco ocorre por meio da análise exploratória de cinco vídeos, que têm o seu formato reproduzido mais de uma vez na playlist do programa no Youtube, configurando interação de coprodução expandida em dinâmica transmídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Almeida Lopes de Almeida Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Especialista Teaching and Learning in Higher Education – University of Tampere – Finland. Professora de pós-graduação e graduação na PUC-Minas e no Centro universitário UNA.
Charles Santos Gonçalves, UFOP
Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pós-graduado em Comunicação Digital e Mídias Sociais, no Centro Universitário UNA. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

ALZAMORA, Geane C. Televisão em semiose: mídia, intermídia, transmídia. In: XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2017.

ANGELUCI, Alan César B.; CASTRO, C. Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas. Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, V. 3, n. 2, jul./dez, 2010

BURGUESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CAVENACCI, Massimo. Sincretismos: Uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Livros Studio Nobel Ltda, 1996.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

MEILI, A. M. O audiovisual na era YouTube: pro-amadores e o mercado. Sessões do Imaginário, v. 16, n. 25. p. 52-29, 2011.

PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
LOPES DE ALMEIDA SOUZA, J.; GONÇALVES, C. ANÁLISE TRANSMÍDIA SOBRE O PROGRAMA FALE CONOSCO DO CANAL GNT NO YOUTUBE. Revista GEMInIS, v. 10, n. 2, p. 9-26, 26 set. 2019.
Seção
Dossiê Especial - Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano