O Programa Um Computador por Aluno e a Formação de Professores das Escolas Vinculadas à Unicamp

  • José Armando Valente UNICAMP
  • Maria Cecília Martins UNICAMP

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever o processo de formação de professores de escolas que estão recebendo os laptops educacionais (também conhecido com os laptops de US$100,00) como parte do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), desenvolvido pelo Ministério da Educação. O artigo descreve a estrutura do plano de formação que está sendo implantado e, especificamente, a formação dos professores de três escolas do Estado de São Paulo. Esses professores estão gradativamente se apropriando dos recursos dos laptops e, como parte dessa formação, estão trabalhando com alunos usando os laptops em sala de aula, em diferentes espaços escolares e explorando diferentes conteúdos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Armando Valente, UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada á Educação, NIED.
Maria Cecília Martins, UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Profissional de Pesquisa na Educação, Núcleo de Informática Aplicada á Educação, NIED.

Referências

ALMEIDA, M.E.B.; PRADO, M.E.B.B. Formação de educadores para o uso dos computadores portáteis: indicadores de mudança na prática e no currículo. Anais do VI Conferência Internacional de TIC na Educação. Challenges2009. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2009.

BEBELL, D.; O’DWYER, L.M. Educational Outcomes and Research from 1:1 Computing Settings. Journal of Technology, Learning, and Assessment, 9(1), 2010.

CEIBAL Plan Ceibal. Disponível em: http://www.ceibal.edu.uy/. Acessado em: fevereiro de 2010. eTxTip Evaluation of the Texas Technology Immersion Pilot. Final Outcomes for a Four-Year Study (2004–05 to 2007–08), Janeiro 2009. Disponível em: http://www.tcer. org/research/etxtip/documents/y4_etxtip_final.pdf. Acessado em: março de 2011.

JOHNSTONE, B. Never Mind the Laptops: kids, computers, and the transformation of learning. Lincoln, NE: iUniverse Inc. 2003.

JTLA The Journal of Technology, Learning and Assessment. Disponível em: http://escholarship.bc.edu/jtla/. Acessado em: 20/01/2010.

KAY, A. Personal Computing. 1975. Disponível em: http://www.mprove.de/diplom/gui/Kay75.pdf. Acessado em: fevereiro de 2010.

KONGSHEM, L. Face to Face: Alan Kay Still waiting for the Revoultion. ScholasticAdministrator, 2003. Disponível em: http://content.scholastic.com/browse/article.jsp?id=5. Acessado em: fevereiro de 2010

NIED-PROUCA Site do PROUCA Unicamp. Disponível em: www.nied.unicamp.br/ucaunicamp. Acessado em: março 2010.

PENUEL, W.R. Implementation and effects of one-to-one computing initiatives: A research synthesis. Journal of Research on Technology in Education, 38(3), 329-348, 2006.

PRINCÍPIOS Princípios Orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar. Documento não publicado. 2007.

STAGER G. School Laptops - Reinventing the Slate. 2003. Disponível em: http://www.stager.org/articles/reinventingtheslate.html. Acessado em: janeiro de 2010.

THE BOOK AND THE COMPUTER The Dynabook Revisited - A Conversation with Alan Kay. 2002. Disponível em: www.squeakland.org/content/articles/attach/dynabook_revisited.pdf. Acessado em: fevereiro de 2010.

WARSCHAUER, M. Laptops and Literacy: Learning in the Wireless Classroom. New York: Teachers College Press, 2006.

WESTON, M.E.; BAIN, A. The End of Techno-Critique: The Naked Truth about 1:1 Laptop Initiatives and Educational Change. Journal of Technology, Learning, and Assessment, 9(6), 2010.

WINDSCHITL, M.; SAHL, K. Tracing teachers’ use of technology in a laptop computer school: The interplay of teacher beliefs, social dynamics, and institutional culture. American Educational Research Journal, 39(1), 165–205, 2002.

Como Citar
ARMANDO VALENTE, J.; CECÍLIA MARTINS, M. O Programa Um Computador por Aluno e a Formação de Professores das Escolas Vinculadas à Unicamp. Revista GEMInIS, v. 2, n. 1, p. 116-136, 11.