ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO

  • Mônica Stein UFSC
  • Gabriela Veiga da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Franquia Transmídia, The Rotfather, Criação de Produtos e Serviços Transmidiáticos, Economia Criativa

Resumo

Este artigo apresenta especificamente uma das pesquisas em andamento no G2E - Grupo de Educação e Entretenimento –, da Universidade Federal de Santa Catarina, que discute o mercado de criação de produtos e serviços, licenciados ou não, derivados direta e indiretamente de uma franquia transmídia, bem como as ampliações estratégicas dos mesmos que podem ser realizadas para públicos adicionais, adjacentes ou não. Para tanto, uma metodologia própria baseada em design foi criada. Fazem parte das bases de discussão óticas de fidelização de públicos e consumidores, segmentação de mercado e posicionamento de produtos e serviços, além de estratégias de migração transmidiática.

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Biografia do Autor

Mônica Stein, UFSC
Pesquisadora DT do CNPq; Professora DE nos Cursos de Animação e Design da UFSC (desde 2010); Mestre (1997) e Doutora (2003) em Gestão do Design. Estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) (2001), e na Harvard University (2007). Criou o G2E [Grupo de Educação e Entretenimento] em 2011 para criar e pesquisar o entretenimento transmídia como estratégia econômico criativa para países.
Gabriela Veiga da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduada em Design na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do G2E [Grupo de Educação e Entretenimento].

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Publicado
2019-04-07
Como Citar
STEIN, M.; SILVA, G. ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO. Revista GEMInIS, v. 9, n. 3, p. 107-120, 7 abr. 2019.