O Processo do Jailbreak no iPhone como exemplo da Disseminação da Cultura Prosumer

  • Francisco Beltrame Trento UFSCar
Palavras-chave: copyright, iPhone, jailbreak, mercado, compartilhamento, prosumer

Resumo

O alto poder de processamento computacional dos smartphones das últimas gerações, atrelado à liberdade de criação de novos aplicativos (oficiais ou não) para eles está gerando um novo ecossistema de compartilhamento de conteúdo artístico, informativo e cultural, facilitado pela usabilidade das interfaces. É preciso destacar movimentos como o jailbreak, procedimento de hacking feito no iPhone™ e a disseminação de filosofias como o Copyleft presentes também na mobilidade, de celulares a tablets. Tanto o fenômeno do desbloqueamento do iPhone para aplicações externas quanto a utilização do dispositivo como forma de produção e disseminação de arte são amostras da cultura prosumer, em que o consumidor passa também a ser efetivamente produtor e modificador dos produtos.

Biografia do Autor

Francisco Beltrame Trento, UFSCar
Mestrando do programa de Pós-Graduação em Imagem e som da UFSCar (Campus São Carlos) iniciado em 2011.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida à crédito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

CLEARLY, Patrick J. “The Apple cat and the Fanboy Mouse: Unlocking the Apple iPhone”. In North Carolina Journal of Law and Technology: Volume 8, Issue 2: Spring 2008. Disponível em <http://jolt.unc.edu/sites/default/files/295-322_Cleary_v9i2.pdf> Acesso em 15 fev. 2011.

DEUTSCH, Sarah. “A Copyright Thriller versus a Digital Renassaince”. In Access to Knowledge in The Age of Intellectual Property. Disponível em <http://mitpress.mit.edu/books/full_pdfs/Access_to_Knowledge_in_the_Age_of_Intellectual_Property.pdf> Acesso em 22 fev. 2011.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós- modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Elogio da Superficialidade. São Paulo: AnnaBlume, 2008.

GOLDSTEIN, Dayna. “Apple AppStore Arbitrates the Cellular Wireless Public Sphere, For Now.” In The CCCP-IP Annual: Top Intellectual Property Developments of 2009. Disponível em < http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Groups/CCCC/Committees/TopIP2009Collection.pdf> Acesso em 13 fev. 2011.

HENRYSSON, Anders. Bringing Augmented Reality to Mobile Phones. Linköping: LiU-Tryck, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KLEINER, Dmitry. The Telekommunist Manifesto. Network Notebooks 03, Institute of Network Cultures, Amsterdam, 2010. Disponível em <http://www.networkcultures.org/_uploads/%233notebook_telekommunist.pdf> Acesso em 15 jan. 2011.

MAGAUDDA, Paolo. “Hacking Practices and their Relevance for Consumer Studies: The Example of the ‘Jailbreaking’ of the iPhone”. In Consumer, Commodities & Consumption. Vol. 12, N. 01. December 2010. Disponível em <http://csrn.camden.rutgers.edu/newsletters/12-1/magaudda.htm> Acesso em 13 fev. 2011.

MCMILLAN, Donald. Iphone Software Distribution for Mass Participation. University of Glasgow, Glasgow, 2010. Disponível em <http://large.mobilelifecentre.org/dotclear/public/McMillan-in-the-large.pdf> Acesso em 16 jan. 2011.

PETTERSSON, Ricky. The possibilities with jailbreak. Disponível em <http://lnu.divaportal.org/smash/get/diva2:323695/FULLTEXT01> Acesso em 15 fev. 2011.

POLLOCK, Karen. “iControl: comparing control architectures in computing technology.” In Proceedings of the 2011 iConference. Disponível em < http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1940761.1940796> Acesso em 20 fev. 2011.

SCOLARI, Carlos A. “Ecología de los medios. Mapa de un nicho teórico.” In Quaderns del CAC 34, vol. XIII (1) – junio 2010. Disponível em < http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Scolari_ES.pdf> Acesso em 20 jan 2011.

SCOLARI, C.; NAVARRO GÜERE, H.; PARDO KUKLINSKI, H.; GARCÍA, I. e SORIANO, J.., “Comunicación móvil: actores y producción de contenidos en Cataluña” In: Comunicación y Sociedad, vol. XXII, n. 2, 2009, pp.159-186.

SHÄFER, Mirko Tobias. Bastard Culture! How User Participation Transforms Cultural Production. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2011.

SONVILLA-WEISS, Stefan. Mashup Cultures. Spring-Wien/New York: Nova Iorque, 2010.

Como Citar
BELTRAME TRENTO, F. O Processo do Jailbreak no iPhone como exemplo da Disseminação da Cultura Prosumer. Revista GEMInIS, v. 2, n. 1, p. 66-85, 11.