O BRANDED CONTENT COMO MODELO DE NEGÓCIO:

O CASO DA AGÊNCIA RADIOWEB

  • Kamilla Avelar UFOPFUMEC
  • Nair Prata
Palavras-chave: Modelo de negócio, Marketing, Branded Content, Agência Radioweb

Resumo

A crise financeira vivida pelos meios de comunicação têm levado empresas de comunicação a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia comunicativa e negócio.

Biografia do Autor

Kamilla Avelar, UFOPFUMEC
Professora substituta do curso de Jornalismo da UFOP. Jornalista (UniBH), especialista em Gestão de Marketing (FDC), mestre em Comunicação (UFOP), doutoranda em Administração (Universidade FUMEC). Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). Bolsista da Fapemig.
Nair Prata
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Linguística Aplicada (UFMG) e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Navarra, Espanha. Diretora Científica da Intercom, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Referências

AFUAH, A. Business Model Innovation: Concepts, Analysis and Cases. New York: Routledgem, 2014.

AGÊNCIA RADIOWEB. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://www.agenciaradioweb.com.br/paginainicial>. Acesso em: 18 nov. 2017.

AGUADO, G. Branded content más ala del product placement en la televisión digital: advertainment y licensing. Revista del CES Felipe II, 2(8), 1-8, 2008.

ÁLVAREZ, A. Perspectiva sobre el contenido de marca. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A., NÚÑEZ, P. (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

AMIT, R., ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic Management Journal. 22, 493-520, 2001.

ANDERSON, C. A cauda longa: a nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação de mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

AGUILERA, J.; BAÑOS, M. Branded entertainment: cuando el branded content se convierte en entretenimento. Madrid: ESIC, 2016.

AVELAR, K. Rádio Corporativo: o branded content como estratégia de programação, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana, Brasil, 2017.

CASADESUS-MASANELL, R., FENG, Z. Strategies to Fight Ad-sponsored Rivals. Management Science (forthcoming), 2010.

CORRAL, E. El <> como estrategia en la industria cultural del videojuego. In: Ron, Rodrigo; Álvarez, Antón, Núñez, Patrícia (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

DEL PINO, C., CASTELLÓ, A. La comunicación publicitaria se pone de moda: branded content y fashion films. Revista Mediterránea de Comunicación, 6(1), 105-128, 2015.

DUBOSSON-TORBAY, M.; OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. E-business model design, classification, and measurements. Thunderbird International Business Review, 44 (1), 5-23, 2002.

DRUCKER, P. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper and Row, 1973.

FUERTES, R. <>, él primer programa de <> para padres primerizos. Ron, Rodrigo; Álvarez, Antón, Núñez, Patrícia (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca en niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

GHAZIANI, A., VENTRESCA, M. Keywords and cultural change: Frame analysis of business model public talk, 1975-2000, Sociological Forum, 20(4), 523-559, 2005.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier. Versão Kindle, 2012.

LAMBERT, S.; DAVIDSON, R. (2013). Applications of the business model in studies of enterprise success, innovation and classification: an analysis of empirical research from 1996 to 2010. European Management Journal, Hoboken, 3 - 668-68, 2013.

LIMA, M.; SAPIRO, A.; VILHENA, J. B. e GANAGANA, M. Gestão de Marketing. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

MAGRETTA, J. Why business models matter. Harvard Business Review, 80(5), 86-92, 2002.

MAJÓN, I.; VARA-MIGUEL, A.; DÍAZ-ESPINA, C. Innovación, modelos de negocio y medición de audiencia ante los nuevos retos del marcado de la comunicación. In: CHALEZQUER, C.; AVILÉS, J. MARTÍNEZ-COSTA, M. (COORDS). Innovación y desarrollo de los cibermedios em España. Pamplona: EUNSA, p. 31-39, 2016.

NASSAR, P. Evolução da Comunicação Organizacional brasileira no contexto da administração. In: MARCHIORI, M. (Org.) Comunicação e Organizações: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, p. 307-323. v. , 2010.

OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business Model Generation. New Jersey: John Wiley & sons, 2010.

OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y, TUCCI, C. Clarifying Business Model: origins, present and future of the concept. Communications of the Association of Information Systems, 16, 1-25, 2005.

PASTOR, E.; OJEDA, M.; RUEDA, M. <> juguetes y niños. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A.; NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

PERALES, A. El marco legal del <>. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

REGUEIRA, J. Big Brother is dead. El día que el consumidor hizo callar a las marcas. Madrid: Editorial Esic, 2011.

REGUEIRA, J. Do Popeye a Red Bull. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

ROS, M. La eficacia del <> en un mundo de comunicación <>. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

SÁNCHEZ COBARRO, P del H. (2018). Branded content y entertainment: un impulso para las organizaciones. Revista de Comunicación de la SEECI, 45, 43-54, 2018. Disponível em:

<http://www.seeci.net/revista/index.php/seeci/article/viewFile/507/pdf_245>. Acesso em: 10 nov. 2018.

TEECE, D. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning 43 (2-3), 172- 194, 2010.

TEECE, D. (2007). Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, 28(13), 1319- 1350, 2007.

TERRY, V. After marketing: How to keep customers for life through relationship Marketing. New York: McGraw-Hill, 1995.

TUR-VIÑES, V., SEGARRA-SAAVEDRA, J. <> y <>. El arte de crear contenidos y contar historias. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.

YIN, R. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
AVELAR, K.; PRATA, N. O BRANDED CONTENT COMO MODELO DE NEGÓCIO:. Revista GEMInIS, v. 10, n. 1, p. 71-88, 19 jul. 2019.