A Transformação da Experiência com Livros a partir da Inserção de Algoritmos: uma discussão sobre e-readers

  • Isabela Zamboni Moschin Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Nicholas Bruggner Grassi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Interatividade, Mobile, Comunicação, Novas Mídias

Resumo

Os e-readers a cada dia oferecem mais funcionalidades aos consumidores. Um dos objetivos do e-reader é proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos, porém com facilidades proporcionadas por algoritmos. O objetivo desta pesquisa foi analisar os algoritmos presentes nos softwares de e-readers, comparando as diferentes funcionalidades do dispositivo com os livros impressos, além de abordar a experiência do usuário e suas nuances. Por fim, discutiu-se o motivo que impede os e-readers de se popularizarem. Concluiu-se que os níveis do design emotivo, demonstrado por Donald Norman, ajudam a interpretar relações de experiências com os e-readers e livros impressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Zamboni Moschin, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'
Mestranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e estudante da Especialização em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade do Sagrado Coração (2016). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). 
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Livre Docente em Representação Gráfica. Docente em tempo integral, regime estatutário, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ministra aulas nos cursos de graduação em Design e Artes Visuais e na Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Diretora de Informática da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Tem experiência nas áreas de Programação de Interfaces Interativas e Ensino de Desenho, pesquisa os seguintes temas: Representação Gráfica, Design de Multimídia, Aplicação de Games Digitais para o Letramento Espacial, Objetos de Ensino gamificados, Desenvolvimento de Hipermídia e Integração Arte-Educação-Tecnologia. https://youtu.be/zUZgVznzEQE 
Nicholas Bruggner Grassi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
É doutorando e mestre em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). É professor dos cursos de Bacharelado em Design e Tecnólogo em Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). É professor substituto na UNESP, departamento de Design. Tem experiência na área de Tecnologia e Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces digitais, games, animação, cinema e 3D. 

Referências

AQUINO, M. A. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambiente de informação. Ciência da informação, v. 33, n. 2, 2004.

BITENCOURT, E. Livro digital, uma plataforma que lê. VIII Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e Cultura na Era de Tecnologias Midiáticas Onipresentes e Oniscientes. Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Elias_Bitencourt/publication/305774051_Livro_digital_uma_plataforma_que_le/links/57a0c22d08aeb1604832b23c/Livro-digital-uma-plataforma-que-le.pdf.> Acesso em: 29 Mar. 2018.

FURTADO, J. O papel e o pixel. In: Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do livro, 2006.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GRILO, A. Design inspirado na natureza: do funcional ao emocional. Disponível em: https://medium.com/@andregrilo/design-inspirado-na-natureza-do-funcional-ao-emocional-7e3afa8465ae. Acesso em 31 Mar. 2018.

KRUG, Steve. Não me faça pensar: atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade web e mobile. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

LEMOS, A. Livro e mídia digital. 2011. Disponível em: http:// andrelemos.info/2011/10/flica/. Acesso em: 29 Mar. 2018.

LÈVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1994.

LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MCLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.

MORVILLE, Peter. User Experience Design. 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 30 Mar. 2018.

NICOLAU, M. (Org). O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Editora Idéia, 2014.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rocco, 2008.

NORMAN, Donald. The Definition of User Experience (UX). 1998. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/. Acesso em: 30 Mar. 2018.

PROCÓPIO, Ednei. O livro na Era Digital. São Paulo: Giz Editorial, 2010.

RAMAL, A. C. Ler e escrever na cultura digital. Porto Alegre: Revista Pátio, ano 4, no. 14, agosto-outubro 2000, p. 21-24. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/literatura/0003.html > Acesso em: 29 Mar. 2018.

RODRIGUES, A; CRESPO, I. E-book reader: um novo cenário em informação e bibliotecas. Información, cultura y sociedad, n. 28, p. 91-110, 2013.

SANTAELLA, L. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997, p.31¬ 44.

SCHERMACH, Alexandre; MORAES, Rodrigo. A experiência do usuário e o livro digital. Unoesc & Ciência-ACET, v. 4, n. 2, p. 243-252, 2013.

SHEDROFF, Nathan. Experience Design 1, Indianapolis: New Riders, 2001.

USER EXPERIENCE PROFESSIONALS ASSOCIATION (UXPA). Disponível em: https://uxpa.org/resources/about-ux. Acesso em: 30 Mar. 2018

VIRGINIO, R. O livro digital e a interdependência dos fatores da midiatização. In: NICOLAU, M. (Org.) O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Editora Idéia, 2014.

Publicado
2018-06-22
Como Citar
MOSCHIN, I.; PIRES NOGUEIRA VALENTE, V.; GRASSI, N. A Transformação da Experiência com Livros a partir da Inserção de Algoritmos: uma discussão sobre e-readers. Revista GEMInIS, v. 9, n. 1, p. 40-56, 22 jun. 2018.