MAURO EM CAIENA:

DO FILME-CARTA AO FILME-ENSAIO

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG http://orcid.org/0000-0002-7088-234X
  • Vitória Melo Fonseca Universidade Estadual de Goiás - UEG
Palavras-chave: filme-carta, filme-ensaio, filme de família, Mauro em Caiena (filme)

Resumo

Objetiva-se refletir sobre como ocorre a aproximação entre o filme-carta e os filmes de família, à luz de Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012), com atenção às reverberações dessa aproximação na linguagem assumida pelo filme. Partimos da hipótese de que o realizador, por meio do resgate de suas memórias e suas potencialidades de arranjo, se utiliza da linguagem ensaística para estruturar sua narrativa. Pretende-se analisar a obra com a intenção de comprovar que ela revela-se como filme-ensaio na medida em que parece assumir uma voz pessoal reflexiva por meio dessa investigação subjetiva das imagens domésticas enquanto escreve a carta fílmica. 

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.
Vitória Melo Fonseca, Universidade Estadual de Goiás - UEG
Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Referências

ÁLVAREZ, Efrén Cuevas. La casa abierta, El cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos – Espanha; Ocho y Medio e DocumentaMadrid, 2010.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio desde Montaigne e depois de Marker; Campinas – SP; Papirus, 2015.

DUBOIS, Philippe. Chris Marker: a carta e a fotografia. In: MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira (Org.). Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.

MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira. Filmes-carta: por uma (outra) estética do encontro. In: Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.

MIGLIORIN, Cezar. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.1, jan./abr. 2014.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
DE ALMEIDA, R.; FONSECA, V. MAURO EM CAIENA:. Revista GEMInIS, v. 10, n. 1, p. 137-146, 19 jul. 2019.
Seção
Espaço Convergente