Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro.

  • Lilian Solá Santiago Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio http://orcid.org/0000-0002-2345-2654
  • Almir Almas Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: audiovisual, novas mídias, vídeo

Resumo

O conteúdo de marca, conhecido como branded content, é o entretenimento feito não por um artista, mas por uma marca, vem se constituindo como espaço privilegiado para a recente inserção de filmes de não ficção em 360 graus no mercado audiovisual. Para subsidiar o entendimento de como se insere atualmente o filme de não ficção em 360 graus como conteúdo de marca, analisaremos brevemente o pacote criativo e a narrativa de Amazônia adentro, realizado pela organização transnacional sem fins lucrativos Conservação Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Solá Santiago, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
É Mestre em Integração da América Latina (2005) pela Universidade de São Paulo - USP e possui Graduação em História (1998), também pela USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Realização Cinematográfica e audiovisual (Produção, Direção e Roteiro). Atua com formatos e suportes tais como cinema e vídeo e instalações multimídias. Em suas pesquisas e projetos artísticos, destacam-se temas ligados à Antropologia das Populações Afro-brasileiras. Cineasta e documentarista, dirigiu vários filmes documentários ganhadores de importantes prêmios no Brasil e no Exterior. Professora do Ensino Superior de Cinema, atua como professora-cineasta no Curso de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Salto - SP, desde 2010, onde coordena e orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, produtora experimental do Curso. Em Salto, também organiza o Curta Salto - Festival de Cinema de Salto, que está em sua quarta edição. Em 2014, foi uma das ganhadoras da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros, com o projeto multimídia "Casa da Memória Negra de Salto", um documentário expandido para inserção da história e cultura afro-brasileira na exposição permanente do Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso, Como pesquisadora, participa do Lab-Arte-Mídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), na ECA-USP, sob coordenação do Professor Doutor Almir Almas, desde 2017.
Almir Almas, Universidade de São Paulo - USP
Professor Doutor, Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMidia Professor livre docente da Universidade de São Paulo.

Referências

ALMAS, ALMIR. Televisão digital terrestre: padrões, modelos e sistemas. São Paulo, Alameda, 2013.

BRITZ, Iafa. Pitching: como apresentar um projeto às distintas partes interessadas. Curso de capacitação para produtores audiovisuais. Seminários Técnicos no Brasil, México e Argentina. Junho-Setembro/2009. Apostila do curso oferecido pelo Centro Latinoamericano de Treinamento e Assessoria Audiovisual, 2009.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Amazônia adentro. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/o94zXd>. Acessado em: 15/06/2017.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Conservação Internacional e SC Johnson se unem para proteger 4.046 hectares da Amazônia. Disponível em <https://goo.gl/axT1Df>. Acessado em 22/06/2017.

CONSERVATION INTERNATIONAL. Behind the scenes of Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 3:30 min. Disponível em <https://goo.gl/tue8Cu>. Acessado em: 26/06/2017.

CONSERVATION INTERNATIONAL. Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/Qcq34E>. Acessado em: 15/06/2017.

MACARTHUR FOUNDATION. Conservation and Sustainable Development. Disponível em < https://goo.gl/34VSvG>. Acessado em 27/06/2017.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário; tradução Monica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005

RUSSO, Francisco. Cinema em realidade virtual a nova fronteira. [S.I] Adoro Cinema, 2017. Disponível em <https://goo.gl/hgyDWz>. Acessado em: 17/06/2017.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo, Cosac Naify, 2006.

YURI, Débora. Digital Branded Content: tempo de contar histórias. Revista Proxxima. São Paulo, SP, Grupo Meio e Mensagem, Número 16 p. 33-40. Março, 2010.

Publicado
2018-11-20
Como Citar
SANTIAGO, L.; ALMAS, A. Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro. Revista GEMInIS, v. 9, n. 2, p. 107-116, 20 nov. 2018.
Seção
Espaço Convergente