Entre o Real e o Virtual - Uma Reflexão Sobre as Potencialidades Artísticas dos Sistemas de Realidade Virtual

  • Rogério Augusto Bordini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://orcid.org/0000-0002-1440-6648
  • JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: realidade virtual, interação, imersão, arte digital

Resumo

Embora as experimentações com sistemas de realidade virtual (RV) ainda sejam alvos de incertezas entre artistas em relação à sua autenticidade como meio e fim para criação de obras, é possível perceber que a referida tecnologia apresenta potencial para trazer novas possibilidades de relação com o objeto artístico por meio da imersão e interação. Portanto, neste trabalho foi proposto uma investigação acerca das potencialidades que sistemas RV podem oferecer à artistas na criação de experiências estéticas. Questões foram levantadas acerca das características que podem classificar experiências em RV como meros produtos corriqueiros da indústria cultural ou como obras com profundidade estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Augusto Bordini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Graduado em Educação Musical e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa de graduação-sanduíche pela University of East London (Inglaterra) no curso Media and Creative Industries. Atualmente é doutorando no curso de Artes Visuais da UNICAMP. Possui interesse em tecnologias e mídias voltadas para educação, saúde e artes, com foco em jogos eletrônicos e ralidade virtual.
JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e dos PPGs em Artes Visuais e Música do Instituto de Artes da Unicamp.

Referências

ADORNO, T. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra. 2002.

__________ & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio D'água. 1991.

BENJAMIN, W. Illuminations: essays and reflections. Paperback. 1968.

CANUDO, R. Manifeste des sept ates. Paris: Séguier, 1923. Fragmento em português disponível em <http://lavouraarcaica.blogspot.com/2007/04/fragmento-do-manifesto-das-sete-artes.html> Acesso em 13/11/2017.

CORDEIRO, W. Arteônica. São Paulo. Editora Universidade de S. Paulo, 1971.

COUCHOT, E.; TRAMUS, M.; BRET, M. A segunda interatividade - em direção a novas práticas artísticas. In: DOMINGUES, D. Arte e vida no século XXI. São Paulo: UNESP, 2003, p. 27-38.

CSÍKSZENTMIHÁLYI, M. Flow: The psychology of optimal experience. New York: Harper & Row ed, 1990.

FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

KANT, I. Kritik der praktischen Vernunf. Stutgart: Reclam Verlag 2008.

KIRNER, Cláudio. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In. KIRNER,C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Porto Alegre, Editora SBC, 2007.

MACHADO, A. Homem e máquina. In DOMINGUES, D. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. Editora Unesp, 2009.

________. Arte e mídia. 3. ed. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

MOLES, A. O kitsch: a arte da felicidade. Brasil: Perspectiva. 2001

POISSANT, L. A passagem do material para a interface. In DOMINGUES, D. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. Editora Unesp, 2009.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus. 2003.

SANT'ANNA, A. C.; CHAVES, C. G.; FRIAS, J. A. Gamearte - uma linguagem poética. In: 25o Seminário de Iniciação Científica. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2015.

WAGNER, C. Arte e realidade. In: Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, n. 14, p.41-51, mar. 2016.

WEIBEL, P. É proibido não tocar: algumas observações sobre (partes esquecidas da) história da interatividade e da virtualidade. In DOMINGUES, DIANA. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. Editora Unesp, 2009.

Publicado
2018-11-20
Como Citar
BORDINI, R.; EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA, J. Entre o Real e o Virtual - Uma Reflexão Sobre as Potencialidades Artísticas dos Sistemas de Realidade Virtual. Revista GEMInIS, v. 9, n. 2, p. 93-106, 20 nov. 2018.
Seção
Espaço Convergente