Narrativas Transmidiáticas: a comunicação persuasiva fluindo entre ambientes on e offline

João Eduardo Justi, Daniel Mill

Resumo


As tecnologias digitais e a era da convergência midiática reconfiguram o cenário da comunicação, com as mídias on e offline interagindo em novos fluxos de informação. Nesse cenário, onde os papéis se confundem e a produção e a distribuição de conhecimento transpõem diferentes meios com rapidez e facilidade, a comunicação persuasiva tem que rever suas estratégias de estímulo ao consumo. A partir de uma literatura que já se tornou clássica sobre o tema, apresentamos características dessa era de mídias convergentes e os seus principais impactos sobre ações de propaganda reais. Ao final, pudemos concluir que a narrativa transmidiática é uma das peças-chave para o sucesso da persuasão.

Palavras-chave


Narrativa trasmidiática; Convergência; Persuasão; Mídia; Consumo

Texto completo:

PDF

Referências


ADLER, R. P.; FIRESTONE, C. M. A conquista da atenção: a publicidade e as novas formas de comunicação. São Paulo: Nobel, 2002. Tradução: Dinah de Abreu Azevedo.

BELLENGER, L. A persuasão e suas técnicas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1987. Tradução: Waltensir Dutra.

BRYNJOLFSSON, E.; McAFEE, A. A segunda era das máquinas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

BENJAMIN, W. et al. O Narrador. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os pensadores).

CARVALHO, L. B.; FRANÇA, H. de A. V. O uso do marketing viral no processo de gestão de marcas: Estudo de caso do vídeo “Touch of Gold” da Nike. Belo Horizonte, 2008. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-uso-do-marketing-viral-no-processo-de-gestao-de-marcas-estudo-de-caso-do-video-touch-of-gold-da-nike/22097/ Acesso em 03/04/2017.

DOMINGOS, A. A. Storytelling e transtorytelling: fenômeno midiático da era da liquidez. In: XVIII ENCONTRO DA COMPÓS, São Paulo, 2008. Anais do XVIII Encontro da Compós. São Paulo, 2008 (a).

______ . Storytelling: narrativas midiadas como fenômeno de comunicação institucional, 2008.In: III JORNADA CIENTÍFICA FIB, Bauru, 2008. Anais da III Jornada Científica FIB. Bauru, 2008 (b). Disponível em < http://www.fibbauru.br/files/Storytelling%20narrativas%20mediadas%20como%20fen%C3%B4meno%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20institucional.pdf > Acesso em 30/02/2017.

______ . A Comunicação Orobórica do Storytelling Informativo e o Processo de Semiose. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicacão. São Paulo: Intercom, 2010.

FELICE, M. di; LEMOS, R. A vida em rede. Campinas: Papirus 7 Mares, 2014.

FORD, S.; GREEN, J.; JENKINS, H. Cultura da Conexão - Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2015. Tradução: Patricia Arnaud.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. Tradução: Susana Alexandria.

MARTINO, L.M.S. Teoria das Mídias digitais: Linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

MILLER, C. Digital storytelling: a creator’s guide to interactive entertainment. Taylor & Francis, 2014.

PINA, A. A. Narrativas aumentadas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

PRIMO, A. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SALMON, C. Storytelling: La maquina de fabricar historias e formatear las mentes. Barcelona: Ediciones Península, 2008. Tradução: Inés Bertolo.

______ . A máquina de fabricar histórias. Le Monde Diplomatique, n 72, ano 7, 2006. Disponível em < http://diplobr.rezo.net/2006-11,a1443 > Acesso em 30/03/2017.

SALZMAN, M.; MATATHIA, I.; OREILY, A. Buzz: A era do marketing viral. São Paulo: Cultrix, 2003.

STORY, L. The New Advertising Outlet: Your Life. The New York Times, Nova Iorque, p. 5-6, 17 out. 2007. Disponível em: Acesso em: 05/02/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 João Eduardo Justi, Daniel Mill

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários