Narrativas, branding e consumo: um supersistema de intertextualidade transmídia brasileiro

Rafael Jose Bona

Resumo


Um dos primeiros estudos sobre transmídia é proveniente de Kinder, de 1991, ao constatar que as narrativas dos desenhos animados, veiculados na televisão dos EUA, eram construídas de forma hipertextual. Para este fenômeno, Kinder concebeu o conceito de intertextualidade transmídia. Nessa mesma época, no Brasil, pode-se afirmar que Os Trapalhões, grupo de humoristas formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, contribuiu para um supersistema transmídia brasileiro, por estar presente em diferentes plataformas de mídia. Foi dentro desse contexto que surgiu o objetivo deste trabalho: analisar os produtos de mídia derivados da televisão, como o cinema e os quadrinhos, de Os Trapalhões, a partir do conceito de intertextualidade transmídia proposto por Kinder. Os resultados constatam que esse fenômeno incentivava o consumo de suas obras, de outras narrativas de mídia e de produtos que levavam a marca do grupo e reforçavam as estratégias de branding do quarteto.


Palavras-chave


intertextualidade transmídia; Narrativa; branding; consumo; Os Trapalhões.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, Juliano. Mussum forévis: samba, mé e Trapalhões. São Paulo: Leya, 2014.

COMIC book. Disponível em: http://media.comicbook.com/wp-content/uploads/2014/03/teenage-mutant-ninja-turtles-1987.jpg. Acesso em: 31 jul. 2016.

ECO, Umberto. Sobre espelhos e outros ensaios. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, [1982] 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KINDER, Marsha. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. California (USA): University of California Press, Ltd, 1991.

OS Trapalhões.net. Disponível em: http://www.ostrapalhoes.net/o-psit-/produtos/acessorios/kit-de-aniversario/. Acesso em: 16 ago. 2016a.

______. Disponível em: http://www.ostrapalhoes.net/o-psit-/produtos/bonecos/. Acesso em: 16 ago. 2016b.

SANTOS, Roberto Elísio dos. Aspectos da linguagem, da narrativa e da estética das histórias em quadrinhos: convenções e rupturas. In.: VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio dos. A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015, p. 22-47.

ZECA gibis. Disponível em: http://zecagibis.blogspot.com.br, acessado em 31 jul. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Rafael Jose Bona

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários