Web-séries no contexto dos Universos Narrativos Expandidos

  • Thiago Altafini UFSCar
  • Alessandro Gamo
Palavras-chave: web-série, cultura da convergência, narrativa transmídia.

Resumo

Este artigo aborda o formato web-série por meio do conceito de narrativa transmídia, e contextualiza esse produto audiovisual no panorama da “cultura da convergência”. Como objeto de análise serão utilizadas as produções The Cell, da Fox Int ernational e Flying Kebab, produção nacional independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Altafini, UFSCar
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Ufscar, com a pesquisa intitulada Documentário de Arquivo - Filme de Compilação.Dedica-se a produção artística no campo da fotografia e do audiovisual. Pertencente ao corpo docente da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de Piracicaba.
Alessandro Gamo
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2006), professor adjunto do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ECO, Umberto. A inovação no seriado. In: Sobre Espelhos e Outros Ensaios, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MASSAROLO, João Carlos; ALVARENGA, Marcus Vinícius Tavares de. A Indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital. PPGIS – Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

– São Paulo, 2009. Disponível em: < http://sites.google.com/site/joaocarlosmassarolo/>. Acessado em 12 jul. 2010.

ROMERO, Nuria Lloret; CENTELLAS, Fernando Canet. New stages, new narrative forms: The Web 2.0 and audiovisual language. Scientific Area of Library and Information Sciences, Department of Journalism and Audiovisual Communication, University Pompeu y Fabra, Barcelona, Espanha, 2002.

Como Citar
ALTAFINI, T.; GAMO, A. Web-séries no contexto dos Universos Narrativos Expandidos. Revista GEMInIS, v. 1, n. 1, p. 43-52, 11.