FANDOM, FANWORK E SHIPPING COMO ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO EM SUPERNATURAL

Carolina Dantas de Figueiredo, Bruna Maria de Meneses

Resumo


Identificável de diferentes formas desde o início do século XX, a cultura de fãs ganha novos contornos com a transmidiação. A união existente entre os fãs, além do afeto, permite que os mesmos criem estratégias de engajamento que funcionam dentro dos espaços virtuais, visando modificações da narrativa. O presente artigo se propõe a analisar uma manifestação específica dos fandoms, os fanworks na série televisiva norte-americana Supernatural, em especial os produtos relacionados a Destiel, nome dado ao shiping dos personagens Dean e Castiel, dois dos protagonistas do programa.

Palavras-chave


Supernatural; fãs; fandom; fanwork; shipping

Texto completo:

PDF

Referências


Archive for our own. Disponível em < https://archiveofourown.org/> Acesso em 15 de outubro de 2015.

FISKE, John. The Cultural Economy of Fandom. In: LEWIS, Lisa A. The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media. Psychology Press, 1992.

JENKINS, Henry. A Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph. 2008.

JENKINS, Henry. FORD, Sam. GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2012.

JENKINS, Henry. Supernatural: First Impressions. Disponível em: Acesso em 07 de novembro de 2015.

MAZETTI, Henrique Moreira. Cultura participativa, espetáculo interativo: do “empoderamento” ao engajamento corporativo dos usuários de mídia. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0611-1.pdf> Acesso em 23 de novembro de 2015.

MITTEL, Jason. To Spread or to Drill? Just TV (Jason Mittel), v. 25, 2009.

PADRÃO, Márcio. Ascenção de uma subcultura literária. Ensaio sobre a fanfiction como objeto de comunicação e sociabilização. Disponível em: Acesso em 18 de novembro de 2015.

SANDVOSS, C.. Quando estrutura e agência se encontram: os fãs e o poder. Ciberlegenda. Disponível em: Acesso em: 9 de novembro de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Carolina Dantas de Figueiredo, Bruna Maria de Meneses

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários