PORTA DOS FUNDOS: HUMOR DE QUALIDADE NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO?

Gabriela Borges, Luma Perobeli, Monalisa Soares Lima

Resumo


Este artigo analisa o trabalho do coletivo Porta dos Fundos, canal criado em 2012 no Youtube e exibido na Fox Brasil. Apresenta uma discussão sobre a qualidade na produção de vídeos de humor-ficção a partir de dois parâmetros definidos para o estudo do humor de qualidade no audiovisual brasileiro. Os modos de representação utilizados pelo humor, incluindo a diversidade em suas diferentes acepções e a experimentação da linguagem audiovisual, que são elementos-chave no estudo do Observatório da Qualidade no Audiovisual da UFJF. Sendo assim, a partir da elaboração de uma metodologia de análise semiótica baseada no plano da expressão e do conteúdo e a mensagem audiovisual analisamos seis vídeos do Canal do Porta dos Fundos no Youtube.

Palavras-chave


youtube; audiovisual; qualidade

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, G. (2014) Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2:. Juiz de Fora: Ed. UFJF.

______. (2008) Discursos de qualidade: a programação da A 2: português (pp. 155-78) In G. Borges & V. Reia-Baptista (org.) Discursos e práticas de qualidade na televisão, Lisboa: Livros Horizonte.

FECHINE, Y. (2008) Núcleo Guel Arraes: formação, influências e contribuições para uma TV de qualidade no Brasil. In A. Figueroa & Y. Fechine (Ed.), Guel Arraes. Um inventor no audiovisual brasileiro (pp.17-88). Recife: CEPE Editora.

HUTCHEON, L. (1989) Teoria da paródia. Lisboa: Edições 70.

COMO O PORTA DOS FUNDOS SE TORNOU O MAIOR CANAL DO BRASIL. 2014. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/case-studies/porta-dos-fundos-youtube-brasil.html. Acesso em: 25 de set. 2016.

PIRANDELLO. Luigi (1996). O Humorismo. Trad. Davi Dion Machado. São Paulo: Experimento. (Originally published in 1908).

PORTA AFORA. 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2016.

PORTA DOS FUNDOS. 2016. Disponível

em:. Acesso em: 25 de set. de 2016.

PUJADAS, Eva (2002). “Televisón de calidad y pragmatismo” in Quaderns del CAC. Conselho de Audiovisual da Catalunha N°13, Mai-Ago., Disponível em . Acesso em: 23 set. 2013.

SILVA JR., G.. (2001) País da TV. A história da televisão brasileira contada por Gonçalo Silva Júnior. São Paulo: Conrad Editora do Brasil.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Gabriela Borges, Luma Perobeli, Monalisa Soares Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2179-1465    |    Qualis: B2    |    Indexada em: SEER -  Periódicos CAPES -  DOAJ -  LivRe! -  LatindexDRJI - Diadorim - Sumários