Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação

  • Ana Paula Silva Ladeira Costa UFF
  • Antonio Carlos (Tunico) Amancio UFF
Palavras-chave: Mercado de Televisão, Franquias televisivas, Formatos

Resumo

O artigo aborda questões relativas à produção e venda de franquias televisivas, diferenciando este processo comercial dos demais. Pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com profissionais de emissoras e produtoras da América Latina indicaram que a venda de franquias é mais complexa, caracterizada por mecanismos de proteção ao formato, profissionalização das trocas, maior variedade de gêneros ofertados e de agentes atuantes no mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Ladeira Costa, UFF
Doutora em Comunicação pela UFF.
Antonio Carlos (Tunico) Amancio, UFF
Doutor em Comunicação e Artes pela USP, Professor Associado do Curso de Cinema e Vídeo da UFF.

Referências

BUSTAMANTE, E. La televisión económica: financiación, estrategias y mercados. 2ª ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004.

CALABRE, L. No tempo das radionovelas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Metodista, a. 29, n. 49, p. 65-83, 2007.

CARTILHA – O que é uma franquia? S/l: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2005. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/Arquivos/O%20QUE%20%C3%89%20FRANQUIAFinalVCx.pdf> Acesso em: 25 set. 2012.

DUARTE, E. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

FRAPA Report 2009: TV formats to the world. FRAPA: Cologne, 2009.

GARAYCOCHEA, O. Telenovelas chilenas: panorama de una escritura sometida. I Encuentro Brasil-Chile de Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile: Universidad Catolica de Chile, 2007.

GRIGNAFFINI, G. I generi televisivi. Roma: Carocci,2004.

MARTÍN-BARBERO, J; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Trad.: Jacob Gorender. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.

MORAN, A. ; MALBON, J. Understanding the global TV format. Bristol: Intellect Books, 2006.

MORAN, A. New flows in global TV. Bristol: Intellect Books, 2006.

SALÓ, G. ¿Qué es eso del formato? Como nace y se desarrolla un programa de televisión. Barcelona: Gedisa, 2007.

STRAUBHAAR, J. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.

SYDENSTRICKER, I. Telenovelas latino-americanas: é tudo sempre a mesma coisa? In: Ensaio Geral, vol. 2, n.3, 2010. p.39-53. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/view/115/41> . Acesso em 11 dez.2012.

WAISBORD, S. McTV: Understanding the Global Popularity of Television Formats. Television & New Media, 2004.

Entrevistas

BRIGARD, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Bogotá: 22 maio 2012

BUSOLI, D. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 12 jan. 2012

CAMPI, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.

CILLEY, G. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 26 set. 2011

GONZÁLES, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 02 maio 2012

PANTALEÓN, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.

SHAMA, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 08 mar. 2012

TEVAH, V. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012

WASSERMAN, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 27 set. 2011

Publicado
2015-06-28
Como Citar
SILVA LADEIRA COSTA, A. P.; CARLOS (TUNICO) AMANCIO, A. Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação. Revista GEMInIS, v. 6, n. 1, p. 154-173, 28 jun. 2015.
Seção
Abordagens Multiplataformas