Animação interativa ambientada na internet

  • Claudio Aleixo Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Rosa Maria Berardo Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Animação interativa, Internet, multilinearidade

Resumo

O artigo, por meio de uma pesquisa exploratória, teve o objetivo de identificar exemplos de animações interativas presentes no ambiente on-line. Classifica e descreve os elementos atuais que estruturam a linguagem da animação interativa na Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Aleixo Rocha, Universidade Federal de Goiás
Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais / FAV da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Cultura Visual pela mesma Instituição de Ensino Superior. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC GO. Graduado em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás / UFG. Atualmente é professor do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás.
Rosa Maria Berardo, Universidade Federal de Goiás
Jornalista, possui mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo, mestrado em Cinéma et Audiovisuel pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), doutorado em Cinéma et Audiovisuel - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e Pós doutorado em Ciências Sociais /Cinema, pela Université du Québec à Montreal. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Referências

COUCHOT, Edmond. Tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Conexões, 2002.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural/Unesp, 2003.

NUNES, Fábio Oliveira. Web Arte no Brasil: algumas poéticas e interfaces no universo da rede Internet. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Multimeios, UNICAMP, Campinas, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

VENTURELLI, Suzete & MACIEL, Mario Luiz Belcino. Imagem interativa. Brasília: EdUnB, 2008.

Publicado
2015-06-28
Como Citar
ALEIXO ROCHA, C.; MARIA BERARDO, R. Animação interativa ambientada na internet. Revista GEMInIS, v. 6, n. 1, p. 141-153, 28 jun. 2015.
Seção
Abordagens Multiplataformas