Design de conteúdo como metodologia para produção de narrativa fantástica

  • Marcos Vinícius Weber Feijó Unochapecó
  • Dafne Pedroso Unochapecó
Palavras-chave: design de conteúdo, narrativa, metodologia

Resumo

Este artigo teoriza sobre metodologias projetuais provindas do campo do design que possam ser aplicadas a técnicas diversas de escrita, com o intuito de compreender, refletir e gerar ferramentas do design de conteúdo. Entrelaçando teorias da interpretação de conteúdos e narrativas das áreas de games, webdesign, literatura, audiovisual, publicidade e instrucional, além de dados empíricos, buscou-se conceber uma conceitualização sobre o design de conteúdo. Ao final, relata-se a utilização de métodos projetuais na produção de uma narrativa fantástica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Weber Feijó, Unochapecó
Graduado pelo curso de Design Visual da Unochapecó.
Dafne Pedroso, Unochapecó
Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com Doutorado Sanduíche no Institut de recherche sur le cinéma et l’audiovisuel - Sorbonne Nouvelle - Paris III (bolsa Capes PDSE | 2012). Professora titular dos cursos de Produção Audiovisual, Design Visual e de Produto, Design de Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unochapecó. Participa do Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Mídia Cidadã e do grupo de pesquisa em Comunicação e Processos Socioculturais, na mesma instituição.

Referências

AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Unisinos: Revista Fronteiras - estudos midiáticos, 2009.

CEIA, Carlos. Horizonte de Expectativas (Erwartungshorizont). E-dicionário de termos literários, 2010. Disponível em: http://migre.me/mDYKd

FERRONATO, Thiago. Entrevista online concedida à Marcos Vinícius Feijó.

/10/2014

Government Service Design Manual. Autor Desconhecido. Acessado em: 03/11/2014. Disponível em: https://www.gov.uk/service-manual/the-team/content-designer.html

INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

MCSILL, James. 5 Lições de Storytelling. São Paulo: DVS, 2013.

O Poder Do Mito - A saga do herói - Joseph Campbell. Vídeo do YouTube. Postado por “Elias Ribeiro”. 28 de maio de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C_wuZnoP6NY.

Padma Gillen, Content designer. Vídeo do YouTube. Postado por “Government Digital Service”. 11 de setembro de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kUlL1AU_CO0

SANTAELLA, Lucia. Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage, 2009.

SPOHR, Eduardo. Nerdcast 379 - Literatura Fantástica Brasileira. 2013. Acessado em setembro de 2014. Disponível em: http://nerdcast.com.br

FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

TEIXEIRA, José Carlos Inocente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2010.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores; tradução de Ana Maria Machado - 2 ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.

Publicado
2015-06-28
Como Citar
VINÍCIUS WEBER FEIJÓ, M.; PEDROSO, D. Design de conteúdo como metodologia para produção de narrativa fantástica. Revista GEMInIS, v. 6, n. 1, p. 101-124, 28 jun. 2015.
Seção
Dossiê