Fraude e Astúcia: a potencialização da transmídia por meio da interdisciplinaridade e da multiplicidade do conceito de design

  • Sérgio Nesteriuk Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Design, Design de Mídias, Designs de Mídias, Transmídia, Narrativa Transmídia

Resumo

O entendimento de um conceito de design que vai além de suas acepções mais convencionais, permite pensar e estabelecer outras relações em seus desdobramentos no campo das mídias digitais. Amparados nas reflexões feitas por Flusser (2007), este texto busca ampliar as noções tradicionalmente associadas ao design, entendendo como necessário o diálogo interdisciplinar com outros campos do saber. Desta forma, é possível pensar não em um design, mas em designs de mídias, cujas estruturas metodológicas favoreçam a incorporação de questões relacionadas a função àquelas já realizadas sobre forma (linguagem) e conteúdo (retórica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Docente do PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do DEED, Grupo de Pesquisa “Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas” (CNPq)

Referências

ARENDT, Hanna. A condição humana. São Paulo: Forense Universitária, 2001.

BERNARDO, Nuno. Transmedia 2.0: How to Create na Entertainment Brand Using Transmedial Approach to Storytelling. Dublin: Beactive Books, 2014.

BOLTER, Jay; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

CALLOIS, Roger. Os homens e os Jogos. Lisboa: Cotovia, 1990.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma Filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético. In: Margem 8, Tecnologia e Cultura, São Paulo, PUC-SP, v.7, p. 33-44, 1999.

_________________. Transmídia Mania. In: MSG – Revista de Comunicação e Cultura, São Paulo, Aberje / Lazuli Editora, nº 10, ano 4, p. 34-35, 2015.

Publicado
2015-06-28
Como Citar
NESTERIUK, S. Fraude e Astúcia: a potencialização da transmídia por meio da interdisciplinaridade e da multiplicidade do conceito de design. Revista GEMInIS, v. 6, n. 1, p. 7-16, 28 jun. 2015.
Seção
Dossiê