Algumas Reflexões Metodológicas sobre a Recepção Televisiva Transmídia

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes ECA-USP

Resumo

Nos atuais estudos de televisão, um traço comum e permanente, e por isso, talvez o mais importante, tem sido a preocupação com o grau e o modo de participação das audiências diante das mensagens emitidas. Retendo a dimensão comunicacional desses estudos, é possível afirmar que em países como o nosso, de modernização tardia e excludente, o que interessa não é apenas identificar e descrever (repetidamente) as dinâmicas dessa participação, mas propiciar meios para ampliá-la e qualificá-la com vistas a uma cidadania mais abrangente.Para perseguirmos esse objetivo, torna-se imprescindível ajustar o foco dos “television studies” com o presente da “sociedade de rede” (Castells) e sua “ecologia dos meios” (Postman). Nela, é possível destacar, em princípio, dois momentos nas relações da audiência com a televisão: antes e após a entrada da participação do receptor nos processos que incentivam a transmidiação e a interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, ECA-USP
Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP.

Referências

CARLÓN, Mario e SCOLARI, Carlos (eds.). El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate. Buenos Aires: La Crucía, 2009.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do espaço. São Paulo: Loyola, 2003.

LIVINGSTONE, Sonia. The challenge of changing audiences : Or, what is the audience researcher to do in the age of the Internet? European Journal of Communication Vol 19(1): 75–86, 2004.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Reflexividade e relacionismo como questões epistemológicas na pesquisa empírica em Comunicação. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; MARTINO, Luiz Claudio (orgs.). Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de et al. Vivendo com a telenovela. Mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.

MARTÍN BARBERO, Jesús; REY, German. Os exercícios do ver. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Cidade virtual: novos cenários da comunicação.

Comunicação & Educação n.11, jan/abr, 1998.

RUDDOCK, Andy. Investigating audiences. London: Sage, 2007.

SCOLARI, Carlos. Hacer clic. Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.

Publicado
2014-05-19
Como Citar
VASSALLO DE LOPES, M. I. Algumas Reflexões Metodológicas sobre a Recepção Televisiva Transmídia. Revista GEMInIS, p. 13-16, 19 maio 2014.
Seção
Dossiê