As Ferramentas de Interatividade no Webjornalismo Interiorano: um retrato da participação do leitor no extremo sul do Brasil

  • Jandré Corrêa Batista UFRGS
  • Aline Reinhardt da Silveira UFRGS
  • Larissa Rilho Munhoz Senac/RS
  • Beatriz Corrêa Pires Dornelles PUCRS
Palavras-chave: Jornalismo Interiorano, Webjornalismo, Interatividade.

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar um retrato preliminar da imprensa on-line do extremo sul do Brasil. Para este momento da pesquisa, foi estudado o website do Jornal Diário Popular (Pelotas/RS). Com base nos pressupostos da análise de conteúdo aplicado ao Jornalismo (HERSCOVITZ, 2008), foram analisadas 288 entradas informativas publicadas no período de uma semana (20 a 26 de junho de 2012). No estudo, perceberam-se os primeiros avanços em termos de interatividade, mas também diversas lacunas para a promoção de uma maior participação do leitor. A discussão está alicerçada nos trabalhos de Dornelles (2011), Primo (2007) e Quadros (2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandré Corrêa Batista, UFRGS
Doutorando em Comunicação e Informação – UFRGS. Mestre em Comunicação – PUCRS. Bacharel em Comunicação – Jornalismo – UCPel. Licenciado em Letras – UFPel.
Aline Reinhardt da Silveira, UFRGS
Aluno especial do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação – UFRGS. Especialista em Administração Pública Contemporânea – UFRGS. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – UCPel.
Larissa Rilho Munhoz, Senac/RS
Aluna de pós-graduação em Gestão da Moda, Comunicação, Marketing e Estilo – Senac/RS. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – UCPel.
Beatriz Corrêa Pires Dornelles, PUCRS
Pós-doutora em Comunicação – UFP (Portugal). Doutora em Comunicação Social – USP. Mestre em Jornalismo Científico – USP. Bacharel em Comunicação Social – PUCRS.

Referências

BOYD, D. M., & Ellison, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html

BRIGGS, Asa y BURKE, Peter. De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación. Espanha: Taurus, 2002.

DORNELLES, Beatriz. Internet qualifica jornais do interior e aproxima leitores. Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011.

HERCOVITZ, Heloiza. Análise de conteúdo em Jornalismo. In:

LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. Metodologias de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.

MERCADÉ, J. M. La fuerza del periodismo local em la era de la globalización electrónica. Pontevedra, 1992.

MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003

PAVLIK, John V. El periodismo y los nuevos medios de comunicación. Barcelona: Paidós, 2005.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PRIMO, A; TRÄSEL, M. Webjornalismo Participativo e a produção aberta de notícias. In: VIII Congresso Latino-americano de Pesquisadores da Comunicação, 2006, São Leopoldo. Anais, 2006.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R. Deliberação no jornalismo on-line: um estudo dos comentários do folha.com. Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 183-202, julho/dezembro 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/16449/0. Acesso em 20 jun. 2012.

QUADROS, Cláudia. A participação do público no webjornalismo. www.compos.com.br/e-compos. Dezembro de 2005 - 2/17

Publicado
2013-12-18
Como Citar
CORRÊA BATISTA, J.; REINHARDT DA SILVEIRA, A.; RILHO MUNHOZ, L.; CORRÊA PIRES DORNELLES, B. As Ferramentas de Interatividade no Webjornalismo Interiorano: um retrato da participação do leitor no extremo sul do Brasil. Revista GEMInIS, v. 4, n. 3, p. 152-167, 18 dez. 2013.
Seção
Abordagens Multiplataformas