Materialidade e memória do Rio de Janeiro nas fotografias de Augusto Malta e do projeto Rio 365

  • Débora Gauziski UERJ
  • Fausto Amaro UERJ
  • Fernando do Nascimento Gonçalves UERJ
Palavras-chave: Fotografia, Memória, Materialidade, Instagram, Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo investigamos a relação da fotografia com a produção e difusão de imagens da cidade do Rio de Janeiro em dois momentos distintos: durante a modernização de Pereira Passos (início do século XX) e no Rio dos megaeventos (século XXI). Em ambos os períodos históricos, a cidade sofreu profundas transformações urbanísticas e a fotografia atua como importante agente nesse processo. Para analisar o papel que a fotografia tem nesse contexto, trabalhamos com as imagens clicadas pelo fotógrafo Augusto Malta e com aquelas produzidas por usuários do Instagram no contexto do projeto Rio 365. Ao longo do artigo, nossa base teórica concentra-se em autores que trabalham ou tangenciam as questões da memória e da materialidade.

Biografia do Autor

Débora Gauziski, UERJ
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, na linha de pesquisa “Tecnologias da Comunicação e Cultura”, com bolsa Capes. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Regimes de visibilidade: a construção da visualidade da fotografia contemporânea” (FCS/UERJ), cadastrado no CNPq.
Fausto Amaro, UERJ
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, na linha de pesquisa “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”, com bolsa Capes. Pesquisador do Grupo Esporte e Cultura (FCS/UERJ), cadastrado no CNPq.
Fernando do Nascimento Gonçalves, UERJ
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ANDREATTA, V. Cidades quadradas, paraísos circulares: os planos urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Comunicação, Culura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

BOIVIN, N. Material Cultures, Material Minds: The Role of the Material World in Human Thoughts, Society, and Evolution. New York: Cambridge University Press, 2008.

BONI, P. C. Augusto Malta, o documentarista das transformações urbanas do Rio de Janeiro. Discursos Fotográficos, Londrina, v.6, n.9, p. 213-222, jul./dez. 2010.

CARRILHO, E. Na lente de um flâneur: Augusto Malta e a memória social do Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Documento), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2000.

COSTA, A. D. Impressões imagéticas: história, memória e a fotografia imagética de Augusto Malta [Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura]. Rio de Janeiro: PUC, 2007.

DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Argentina: Adriana Hidalgo Editora, 2008.

FALCÃO, M. S. Rio de todos os dias. Disponível em: <http://www.cultura.rj.gov.br/materias/rio-de-todos-os-dias>. Acesso em: 03 jan. 2013.

FELINTO, E.; ANDRADE, V. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento da materialidade da comunicação. Contemporânea, Salvador, v. 3, n. 1, 2005.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2010.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

HANKE, M. A Materialidade da Comunicação: um conceito para a ciência da comunicação? Interin, Curitiba, v. 1, p. 1-8, 2006.

HOLLANDA, R. de. Imagem e cidade: a informação fotográfica na obra de Augusto Malta . 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1995.

KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012.

LEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos dispositivos híbridos móveis de conexão multirrede (DHMCM). In: ANTOUN, Henrique (Org). Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro, Mauad X, 2008.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

______. Laws of Media. Toronto: University of Toronto Press, 1988.

MENEZES, M.; FARAH, T. Muito além de impressões digitais. O Globo, Rio de Janeiro, 4 nov. 2012. Revista O Globo, p. 30 - 43.

MOREIRA, R. Os cariocas estão mudando de cidade sem mudar de território: Augusto Malta e a construção da memória do Rio de Janeiro. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social). Curso de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1996.

OLIVEIRA JÚNIOR, A. de. Do reflexo à mediação. Um estudo da expressão fotográfica e da obra de Augusto Malta. 1994. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Curso de Pós-graduação em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 1994.

PECHMAN, R. M. Um olhar sobre a cidade: estudo da imagem e do imaginário do Rio na formação da modernidade. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, n/c, v. 2, n. 1, p. 33-43, 1993.

PEREIRA, V. Marshall McLuhan, o conceito de determinismo tecnológico e os estudos dos meios de comunicação contemporâneos. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006.

RANCIÉRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

______. A partilha do sensível. Rio de Janeiro: Ed. 34. 2009.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SANTOS, A. C. M. A invenção do Brasil. Ensaios de história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SILVA, L. T. Fotografia e paisagem urbana. Saeculum – Revista de História, Paraíba, n. 6/7, jan-dez. 2000/ 2001.

SOUSA, R. M. A cidade dos Imortais – o desmonte do Morro do Castelo através das fotografias de Augusto Malta. 1996. Dissertação (Mestrado em História). Curso de Pós-graduação em História, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói,1996.

VAZ, L. F. Diferentes olhares sobre a cidade: o Rio antigo através da fotografia e da caricatura. Anais do VI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, Natal, v. 6, n. 3, p. 1- 12, 2000.

Publicado
2013-12-15
Como Citar
GAUZISKI, D.; AMARO, F.; DO NASCIMENTO GONÇALVES, F. Materialidade e memória do Rio de Janeiro nas fotografias de Augusto Malta e do projeto Rio 365. Revista GEMInIS, v. 4, n. 3, p. 168-189, 15 dez. 2013.
Seção
Espaço Convergente