Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa

  • Marcos Américo UNESP/Bauru, SP
  • Shelley Costa Navari UNESP/Bauru, SP
Palavras-chave: Gamificação, Interatividade, T-learning, TV Digital, Edutretenimento

Resumo

A implantação da TV Digital no Brasil abre espaço para o desenvolvimento de conteúdos educativos baseados nos conceitos de t-learning e edutretenimento. O estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários. No entanto, esbarra-se na problemática conceitual do termo, uma vez que a literatura traz diversas e amplas definições, que variam de acordo com o contexto de aplicação. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, é propor uma abordagem conceitual, a fim de construir um conceito delimitado e que fundamente o sistema de gamificação em TV Digital Interativa.

Biografia do Autor

Marcos Américo, UNESP/Bauru, SP
Docente do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.
Shelley Costa Navari, UNESP/Bauru, SP
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.

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Publicado
2013-12-15
Seção
Abordagens Multiplataformas