Casas, Carros e Cidades Inteligentes: um estudo do enquadramento midiático da internet das coisas

  • Talyta Singer UFBA
Palavras-chave: Internet das Coisas, Enquadramento Midiático, Estudos em Ciência e Tecnologia

Resumo

Desde a segunda metade dos anos 2000, notícias sobre sensores, etiquetas inteligentes e grandes redes de troca de informação entre objetos passaram a ser pauta da imprensa. Conhecida como Internet das Coisas, esse tipo de tecnologia envolve coleta e transmissão de informação com ou sem participação humana. Nosso estudo procura pelo enquadramento midiático do termo na imprensa nacional e estrangeira e se preocupa em avaliar quais os tipos de aplicações noticiadas, fontes consultadas e recursos visuais utilizados. Os resultados apontam para uma visão caricata e futurista da tecnologia.

Biografia do Autor

Talyta Singer, UFBA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA na linha de Cibercultura e participa do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Espaço e Redes. Desenvolve pesquisa a partir da cartografia de controvérsias na internet das coisas.

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Publicado
2013-12-15