A Música Clássica como Elemento Narrativo Produtor de Sentido em Cartoons

  • Marina La Rocca Cóser Universidade La Sapienza de Roma
  • Rogério Ferrer Koff Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: cartoon, imagem e som, produção de sentido, The Cat Concerto, Rhapsody Rabbit, Hungarian Rhapsody n.2

Resumo

Este trabalho estuda como a música toma forma de narrativa imagética ajudando a produzir sentido em desenhos animados, através da análise dos cartoons The Cat Concerto, de Hanna Barbera, estrelando Tom & Jerry; e Rhapsody Rabbit, de Friz Freleng, estrelando Pernalonga. Ambos, de 1946, construídos sobre a “Rapsódia Húngara nº2”, de Franz Liszt, de 1847.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina La Rocca Cóser, Universidade La Sapienza de Roma
Mestre em “Forme e Tecniche dello Spettacolo:Cinema” pela Universidade La Sapienza de Roma. Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursa uma especialização em Digital Audio / Video Editing também na Universidade La Sapienza de Roma.
Rogério Ferrer Koff, Universidade Federal de Santa Maria
Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Artigos:

ALENCAR, M. Quando Sons e Imagens são Equivalentes. In: Sessões do Imaginário. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2007.

LANGIE, C. A Participação Afetiva no Cinema. In: Sessões do Imaginário. Disponível em: <http://caioba.pucrs.br/famecos/ojs/sitemap.php>. Acesso em: 14 jan. 2007.

SILVA, J. C. da. Sobre o Imaginário. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2007.

Dissertações:

SALLES, F. Imagens Musicais ou Música Visual: um estudo sobre as afinidades entre o som e a imagem baseadas no filme Fantasia (1940) de Walt Disney. 139f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica: Artes) – PUC/SP, São Paulo, 2002.

DVD’s:

LOONEY TUNES: Aventuras com a Turma Looney Tunes Vol. 3. Produzido por Warner Bros. DVD, color. EUA, 2005.

Livros:

AUMONT, J., et al. A Estética do Filme. São Paulo: Papirus, 1995.

BAZELON, I. Knowing the Score. New Yorke: Arco, 1975. In: CARRASCO, Ney. Sygkhronos: A Formação da Poética Musical do Cinema. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.

BERCHMANS, T. A Música do Filme. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

CARRASCO, N. Sygkhronos: A Formação da Poética Musical do Cinema. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.

CLAIR, R. The Art of Sound. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1992.

EISENSTEIN, S. M.; PUDOVKIN, V. I. & ALEXANDROV, G. V. A Statement. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.

EISENSTEIN, S. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

GOLDMARK, D. Tunes For ‘toons: Music and the Hollywood Cartoons. EUA: University of California Press, 2005.

KENNEDY, M. Dicionário Oxford de Música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.

LOPES, M. I. V. de. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001.

MANZANO, L. A. F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.

ROSENFELD, A. Cinema: Arte & Indústria. São Paulo: Perspectiva, 2002. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003, pp 26-28.

SADIE, S.; TYRELL, J. The New Grove Dictionary of Music. EUA: Oxford University Press, 2001.

SADOUL, G. O Advento do Cinema Falado. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003, pp. 85-86.

SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem: Cognição Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

TRAGTENBERG, L. Música de Cena. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1999.

Publicado
2013-08-11
Como Citar
LA ROCCA CÓSER, M.; FERRER KOFF, R. A Música Clássica como Elemento Narrativo Produtor de Sentido em Cartoons. Revista GEMInIS, v. 4, n. 1, p. 206-218, 11 ago. 2013.
Seção
Abordagens Multiplataformas