Conversando com uma API: um estudo exploratório sobre TV social a partir da relação entre o twitter e a programação da televisão

  • Márcio Carneiro dos Santos UFMA
Palavras-chave: Social, Mineração de Dados, Twitter

Resumo

Discute-se o fenômeno do uso de redes sociais em paralelo ao consumo de TV, constituindo o que alguns autores  chamam de “backchannel”, um espaço secundário da produção de conteúdo e discussão sobre os programas que estão sendo assistidos de forma síncrona à sua emissão, formando o que propomos denominar aqui de nuvem de sentido. São exploradas as técnicas de mineração de dados através da ferramenta personalizada Social Tracker, desenvolvida na linguagem de programação Python, para coletar dados sobre o problema, considerando-se que, devido à grande quantidade de informações geradas neste ambiente, é cada vez mais difícil fazer isso manualmente.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, UFMA
Doutorando do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Mestre em Comunicação pela UAM- SP. MBA em Marketing pelo ISAN-FGV-Rio. Graduado em Comunicação Social pela UFMA. Professor do Curso de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias – LABCOM (www.labcomufma.com).

Referências

BOLTER, Jay; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

CHAMBERLAIN, Daniel. Media interfaces, networked media spaces, and the mass customization of everyday space. In: KACKMAN, Michael; BINFIELD, Marnie; PAYNE, Matthew Tomas et al. (Eds.). FlowTV. New York: Routledge, 2011. Epub[Livro Eletrônico].

EVANGELIA, Mantzari. The Implementation of Social Interactive Television . In: uxTV2008. Disponível em : http://uxtv2008.org/program/social-tv-workshop-papers/evangelia.pdf . Acessado em 17/04/2013.

FORRESTER. Use social media to boost your tv audience – A Social Computing Report. Disponível em: http://www.forrester.com/search?tmtxt=%20social%20TV#/Updated+Q1+2012+Use+Social+Media+To+Boost+Your+TV+Audience/quickscan/-/E-RES61227 . Acessado em 17/04/2013.

Haboe, Gunnar . The TV is watching you . In: uxTV2008. Disponível em : http://uxtv2008.org/program/social-tv-workshop-papers.html. Acessado em 17/04/2013.

HANSEN, Derek; SHNEIDERMAN, Ben; SMITH, Marc. Analyzing social media networks with NodeXL: insights from a connected world. Burlington-MA: Elsevier, 2011.

JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006.

JOHNS, Mark . Two Screen Viewing and Social Relationships. Exploring the invisible backchannel of TV viewing. In: Proceedings Cultural Attitudes Towards Communication and Technology 2012. Murdoch University, Murdoch, 2012. pp. 333-343. Disponível em : http://sammelpunkt.philo.at:8080/2159/ . Acessado em 17/04/2013.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambride: MitPress, 2002.

MASCARELLO, F. Cinema hollywoodiano contemporâneo. In: MASCARELLO, F. (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.

NIELSEN. Super bowl xlvii: how we watch and connect across screens . Disponível em : http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/super-bowl-xlvii-draws-108-7-million-viewers-26-1-tweets.html . Acessado em 17/04/2013.

PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley&Sons, 2012. Epub[LivroEletrônico].

REELSEO. The Super Bowl Online Stream Amassed A Record Amount Of Viewers. Disponível em : http://www.reelseo.com/super-bowl-online-stream/ . Acessado em 17/04/2013.

SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones - Elementos para una Teoría da Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa Editorial, 2008.

FOLHA. Super Bowl de 2013 bate recorde de audiência . Disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1225569-super-bowl-de-2013-bate-recorde-de-audiencia.shtml . Acessado em 17/04/2013.

TWITTER. The super tweets of SB47. Disponível em : http://blog.twitter.com/2013/02/the-super-tweets-of-sb47.html . Acessado em 17/04/2013.

TWITTER BLOG. Este ano no Twitter. Disponível em: http://blog.pt.twitter.com/ . Acessado em 17/04/2013.

Publicado
2013-08-11
Como Citar
CARNEIRO DOS SANTOS, M. Conversando com uma API: um estudo exploratório sobre TV social a partir da relação entre o twitter e a programação da televisão. Revista GEMInIS, v. 4, n. 1, p. 89-107, 11 ago. 2013.
Seção
Dossiê