Foco e Escopo

Política Editorial

A Revista GEMInIS é uma publicação online, de periodicidade quadrimensal, voltada para a divulgação de artigos, resenhas de obras e trabalhos sobre o contexto da convergência midiática e da produção audiovisual em múltiplas plataformas transmidiaticas, realizados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação e do Curso em Imagem e Som da UFSCAR. A revista é aberta aos interessados de outras instituições e pesquisadores que queiram submeter seus trabalhos ao Conselho Editorial.

Nesta linha editorial, são tratados e incentivados temas geminados às linhas de pesquisa do nosso Programa de Pós-Graduação, tais como; o fenômeno da convergência midiática e cultural; contribuições sobre a narrativa audiovisual e a cultura participativa; análises sobre franquias de mídias, questões sobre a ficção seriada, web marketing e, principalmente, os novos formatos de narrativa transmidiática; estudos sobre a web e os novos espaços de circulação da produção audiovisual, o mercado e a economia digital; produção cinematográfica, televisiva e videogames.

Dedica-se ainda, entre outros tantos assuntos, aos temas relacionados às mídias locativas e dispositivos móveis, desenvolvimento de aplicativos, Alternate Reality Games (ARGs) e as mídias colaborativas que fazem parte do ecossistema de comunicação audiovisual. A revista aceita contribuições em três categorias: artigos científicos, produção artística e resenha de obras.

Cada edição contempla um dossiê especialmente preparado a partir de uma temática específica e duas seções. A primeira seção é para artigos de abordagens multiplataformas, enquanto a segunda seção, denominada espaço convergente, é voltada para ensaios, entrevista e resenhas.

Missão

Divulgar artigos científicos e produção artística que busquem compreender, analítica e/ou teoricamente, o fenômeno próprio da convergência midiática como objeto de estudo.

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE  AVALIAÇÃO

Os trabalhos submetidos à Revista GEMInIS serão avaliados por membros de seu Conselho Editorial, como também por pareceristas convidados ad hoc.

 

REVISÃO POR PARES

Dependendo da seção de submissão, os textos são submetidos à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  • Pertinência Temática à Linha Editorial da Publicação
  • Acabamento / Qualidade do texto 
  • Consistência teórico-metodológica 
  • Originalidade da abordagem

Os avaliadores preenchem o formulário de parecer aceitando ou recusando o trabalho submetido, além de poder recomendar correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial pode durar em média quatro (4) meses. 

No caso de solicitação de alterações no artigo, este poderá ser reencaminhado aos autores para que efetuem as correções solicitadas no prazo estabelecido pelo Conselho Editorial, podendo ser de até 15 dias corridos, quando devem reapresentar o texto para nova apreciação.

Em caso de não reapresentação do trabalho no prazo determinado, os editores enviam um e-mail solicitando um retorno por parte dos autores no prazo de sete (7 ) dias corridos e posteriormente o processo de submissão é arquivado.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

Após pareceres dos avaliadores, o trabalho é avaliado pelo Editor Responsável que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final. 

Em alguns casos, o Editor Responsável pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo. 

A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

IMPORTANTE:

  • Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto por nossos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados na sequência.

Periodicidade

A Revista GEMInIS tem periodicidade quadrimensal.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Como Publicar

GEMInIS recebe artigos, ensaois e resenhas em fluxo contínuo que, após avaliação do Conselho Editorial e  pareceristas convidados ad hoc, serão revistos e aprovados para publicação. As normas para publicação devem ser estritamente seguidas.

Informação importante para os autores:

a) Os autores possuem os respectivos direitos autorais (copyright),

b) Os autores são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos.

c) Não é cobrada nenhuma taxa dos autores para a publicação dos trabalhos aprovados.

c) Todo o conteúdo da Revista GEMInIS está sob a licença Creative Commons Atribuição Uso não comercial 4.0

Sponsors

Histórico do periódico

A Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH da UFSCar, completava seu terceiro ano de criação. A revista online tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática. A revista recebe também originais em espanhol e inglês.